A volta das Festas Juninas em Niterói

A Festa da Boa Viagem abriu as tradicionais comemorações do mês de junho na cidade.

Por Livia Sant’Anna


Foto 1: Pessoas dançando quadrilha 

Reprodução: Arquivo pessoal

Locais de resgate da cultura popular, as festas juninas são uma tradição em todo o Brasil. Após dois anos de restrições e isolamento social pela pandemia do coronavírus, as clássicas festividades do mês de junho estão voltando a acontecer na cidade de Niterói. As comemorações, que tiveram início na semana do dia 28 de maio, devem ocorrer durante todo mês de junho e, também, de julho.

Foto 2: Festa Junina da Boa Viagem

Reprodução: Livia Sant’Anna


Com inúmeras barraquinhas, parque de diversões e comidas típicas, a Festa Junina da Boa Viagem, que existe há cerca de 33 anos, voltou a ocorrer na Concha Acústica, localizada no bairro de São Domingos. Sobre o sentimento de retornar às comemorações, Anderson Perlingeiro, organizador da tradicional festa, afirmou: "O sentimento de retorno é muito bom, de muita alegria. Mas não podemos esquecer das pessoas que se foram. Aqui, às 18 horas, tocamos a Ave Maria e fazemos um minuto de silêncio. Estamos vivos, estamos aqui, então quem está aqui tem que aproveitar e curtir as festas juninas. Estão todas elas cheias”.


Vanise, de 41 anos,  é uma mãe de família que celebra a volta das tradições juninas. De acordo com ela, as crianças são quem mais tiram proveito das comemorações: “Para os nossos filhos, está sendo libertador. A festa junina é uma cultura que deve ser passada geração a geração.” Já Luna Dias, uma estudante de 9 anos de idade, ressaltou sua animação de poder estar, novamente, em uma festa junina: “É muita alegria e, também, muito legal, ver o povo. Todo mundo junto, comemorando.”

 

Foto 3: Apresentação da Quadrilha Balão Dourado

Reprodução: Arquivo pessoal


O premiado grupo de Quadrilha Balão Dourado, da cidade de São Gonçalo, fez duas participações na Festa Junina de Boa Viagem. Sobre a volta das apresentações, o seu presidente, Cristiano Pereira de Santana, de 44 anos, ressaltou: "é um prazer enorme voltar com a corda toda. Nossos ensaios normalmente começam em novembro. É muito trabalho envolvido, mas é muito gratificante”.


Foto 4: barraquinhas na Festa Junina da Boa Viagem

Reprodução: Livia Sant’Anna


Muito se discute sobre festas juninas serem de suma importância para a economia regional, afinal, elas geram emprego e auxiliam na renda de centenas de famílias. São diversas áreas de trabalho: segurança, parques, barraquinhas e vendas ambulantes. Rian de Souza, de 18 anos, está trabalhando na festa pela primeira vez como vendedor de balões. Sobre a situação financeira, ele afirmou: “É muito bom poder voltar às festas juninas, tem trabalho para quem é vendedor. Nessas festas têm várias coisas com as quais você pode trabalhar”. 


A família de Karina Guimarães, de 21 anos, é veterana nas comemorações, já que eles trabalham com barracas de cachorro quente e hambúrguer há 15 anos em festas juninas. Ela destacou: "É muito bom o retorno às festas, porque durante o tempo da pandemia nós paramos com o trabalho. Foi bastante difícil, a gente depende do trabalho com rua”

Entre as festas confirmadas na cidade estão as festas juninas da Paróquia de São Lourenço (10 a 12 de junho), da Porciúncula (10 a 13 de junho), do Clube Central (24 e 25 de junho), SESC Niterói (25 de junho), Colégio Nossa Senhora das Mercês (2 de julho) e Paróquia São João Batista de La Salle (9 de julho).

Vale destacar que os casos de covid voltaram a aumentar, mesmo com a maioria da população vacinada. A prefeitura ainda não divulgou nenhuma recomendação sobre o uso de máscaras em locais públicos ou em comemorações que contam com aglomeração.


Comentários

  1. Parabéns, minha filha amada!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Reportagem maravilhosa!

    ResponderExcluir
  3. 👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
  4. A melhor quadrilha de São Gonçalo, arrasou na matéria ❤

    ResponderExcluir
  5. Parabéns minha linda pela linda reportagem, vc merece o melhor!!!!
    Tios com muito orgulho!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Amei sua reportagem linda

    ResponderExcluir

Postar um comentário