A influência do clima nos esportes


Como isso afeta o desempenho dos atletas?
Por João Paulo Souza

Para se sair bem nos esportes em geral, não é preciso apenas ter um bom treinamento ou estar com o físico em dia, alguns fatores extracampo também são cruciais para o desempenho dos atletas e das equipes. O clima pode pesar muito no resultado final de uma partida ou numa corrida, principalmente em atletismo ou maratona.

Foto: Fabrice Coffrini/UOL

Os esportes praticados ao ar livre sempre irão exigir mais dos atletas, estando frio ou calor. Além disso, os que se adaptam mais rapidamente ao tipo de clima possuem maiores chances de sairem vitoriosos. Diversos fatores são levados em consideração, por exemplo: A umidade do ar, velocidade do vento, incidências chuvosas, radiação solar e temperatura.

Na copa de 2014, realizada aqui no Brasil, tivemos uma amostra sobre como o calor pode influenciar no resultado. As seleções europeias em sua grande maioria tiveram muitas dificuldade em jogar a tarde nas cidades do nordeste e isso acabou gerando resultados abaixo do esperado. Por outro lado, as seleções do continente americano acabaram tendo ótimos desempenhos por já estarem familiarizadas com este tipo de clima. Por isso, essa copa foi uma grande amostra da influência do clima no esporte, já que muitos atletas reclamavam do calor constante nas cidades brasileiras e relacionavam o baixo rendimento a isso.

Falando especificamente do calor, cada vez mais a temperatura média do planeta vai aumentado com o passar dos anos, muito por conta de diversas ações humanas na natureza e na atmosfera, que resultam no aquecimento global. Assim, quanto mais calor, pior para os atletas renderem num alto nível esperado, tendo em vista que o cansaço e a resistência não são os mesmos quando se atua debaixo de muito sol. Essas ações humanas prejudiciais ao meio ambiente atingem a todos e os atletas não estão passivos a isso.

Comentários