Como o Wattpad lançou uma nova era de fanfics

Conhecendo um pouco do mundo das fanfics com uma entrevista exclusiva de Valéria Veiga, autora dos best-sellers Casa comigo? e Doce Perigo

Por Carolina Grobberio


Foto: Montagem por Carolina Grobberio de arquivos diversos


“Acordei cedo, fiz meu cabelo em um coque frouxo e uma maquiagem simples, calcei meu tênis All-star vermelho e saí de casa em direção ao Starbucks com meu iPhone nas mãos”. Esse é o começo típico de uma fanfic. Com a pandemia, o consumo de sites e aplicativos especializados em histórias feitas por fãs aumentou significativamente, principalmente no aplicativo Wattpad. Assim, a fantasia de se apaixonar pelo Harry Styles ou por algum dos meninos do BTS é possível através desses portais digitais, afinal, quem nunca sonhou em ser a S/N?


O mundo das fanfics abriga diversas siglas e palavras que só os que leem, conhecem os significados. Começando pelo já citado, S/N é a abreviação de “seu nome”, sendo um espaço cedido para que o leitor se insira na narrativa. Outra expressão famosa é crossover, que seria o encontro de dois universos diferentes, como o de Harry Potter e o de Percy Jackson. Existem vários termos específicos ao adentrar nessa cultura como as tags, por exemplo, fluff, mpreg, smut, one-shot, angst, canon, entre outras. Há, também, betas, que são pessoas que se voluntariam para revisar os capítulos e dar “pitacos” para melhorar a história. 


Foto: Carolina Grobberio


Uma das mais famosas comunidades é o Wattpad. Autores de diversos países publicam suas fanfics e seus originais, podendo ganhar milhares de visualizações e chamar a atenção de uma editora. Inicialmente publicado no app, o livro After da autora Anna Todd era uma fanfic da banda One Direction que ao obter destaque, ganhou uma adaptação nos cinemas. Outro livro com jornada parecida foi 50 Tons de Cinza, uma fanfic da saga Crepúsculo que virou um sucesso de vendas e de bilheteria. Além disso, diversos escritores populares começaram suas carreiras nesse meio, como Cassandra Clare e Meg Cabot. 


Valéria Veiga, niteroiense que se aventurou no Wattpad, conta que começou a escrever na plataforma por indicação da própria filha. ”Não conhecia o aplicativo”, confessou, “foi um desafio descobrir como funcionava e começar a postar”. Segundo ela, ao publicar sua primeira comédia romântica hot, Casa Comigo?, levou um susto ao ver que o número de páginas lidas disparou.


Ao ser questionada sobre a importância do app em sua vida, a escritora relata que “O Wattpad foi fundamental para que eu resolvesse seguir escrevendo. O feedback em tempo real que você lança um capítulo, te deixa confiante e você se sente estimulado a continuar”. Depois que todos os seus livros entraram no Top#5 de romances eróticos no Wattpad, Valéria migrou para a Amazon, onde ganharam o status de best-sellers.


Foto: Valéria Veiga


A Uffiana, Ana Carolina Modesto, por outro lado, destaca que já conhecia o aplicativo, e por esse motivo, ela e duas amigas optaram por ele ao publicarem sua trilogia, Império. “Eu já conheço a plataforma desde 2016 quando postei minhas primeiras poesias. E quando topamos fazer um livro juntas, a ideia mais lógica era que fossemos postar lá. Tem mais visibilidade de todas que já conheciamos”, diz a estudante de jornalismo. Ana comentou que pretende continuar usando o Wattpad, afirmando que “até agora não nos decepcionou" e que ela e as amigas estão em fase de produção do segundo livro, Império Dividido.


No primeiro semestre de 2021, a plataforma Wattpad foi comprada pelo conglomerado sul-coreano, Naver. A empresa abriga o Webtoon, um portal de publicações de webcomics, sendo que a plataforma também exerce a função de Webtoon Studios, onde os webcomics são transformados em séries ou filmes. Nessa junção, foi criada a Wattpad Webtoon Studios. Quem sabe, em breve, os leitores poderão assistir nas telas aquela fanfic que favoritaram e recomendaram para todo mundo?  


Se você ficou curioso para ler a entrevista completa com a escritora Valéria Veiga, confira logo abaixo para mais dicas e informações cedidas por ela! 


Você imaginava que ia ganhar essa exposição toda no aplicativo Wattpad? Qual foi sua reação quando você recebeu o feedback?

 

Nunca imaginei nada disso acontecendo, até porque tudo começou têm um ano e meio quando quis dividir com o mundo a história da minha vida, onde eu provo que existem almas gêmeas, mas não as das novelas e filmes, mas da vida real. As pessoas liam a minha autobiografia e vinham conversar comigo, o que me deixava muito feliz. Eu estava escrevendo o segundo e o terceiro livro de Sem Fim, quando em março de 2020, entediada pela pandemia, resolvi me aventurar nos romances fictícios e aconteceu todo esse sucesso.

 

Quais foram as suas referências literárias que te influenciaram a escrever?

Eu nunca pensei em ser escritora, o que me influenciou a escrever foi a minha história de vida, e a certeza que dividir ela com o mundo é a minha missão de vida.

 

Seus livros viraram best-sellers na Amazon e tiveram milhares de downloads e vendas. Quais são seus planos futuros? Vamos ter mais livros?

Casa Comigo e todos os livros da série Doce Perigo são best-sellers na Amazon e eu sou muito grata a cada um que leu ou está lendo os meus livros. Eu não consigo parar de escrever, termino um e começo outro, tanto que foram 9 livros em 2020, esse ano de 2021 já escrevi dois livros e vou lançar mais um em novembro, Dominada Pelas Sombras, que vai juntar a magia da fantasia com a sensualidade do erotismo. Em 2022, vou lançar Catálogo de Luxo e a Série Spin-off de Doce Perigo, Os Filhos da Máfia. 

 

E por fim, que dicas você daria para alguém que quer começar a escrever igual a você?

Se você sonha em ser escritor, não pense no gênero que vende, e sim no que você gosta. Antes do leitor, nós escritores temos que gostar do nosso livro. Não desista no primeiro obstáculo, foque no seu objetivo e siga em frente. Escreva com amor, sinta a história, viva cada personagem, e com certeza o leitor vai sentir tudo isso em cada linha do seu livro.




Comentários

  1. Amei muito a matéria, tema super leve, atual e em alta. Afinal, quem nunca leu uma fanficzinha no fim da tarde? Haha. Parabéns, ficou incrível!

    ResponderExcluir
  2. O livro império perdido é maravilhoso, a escrita de cada autora dá vida aos personagens, eu amo de mais e to ansiosa pro segundo livro ♥️

    ResponderExcluir
  3. Amei a citação ao Império Perdido ❤
    Texto muito bom!

    ResponderExcluir

Postar um comentário