Osteopata de Niterói mistura beleza e ações socioambientais em sua marca de cosméticos
Por Fátima Morais
Naturais, veganos e artesanais. Essas são as características dos produtos da MIMOS, marca criada pela osteopata Clarice Seixas, e premiada pela British Council na área de empreendedorismo social feminino.
Criado há cinco anos, o negócio surgiu quando, em uma palestra, Clarice foi convidada por um pajé a visitar uma tribo indígena na aldeia de Altamira (AC). Antes da viagem, a empreendedora passou a estudar fitoterapia para que tirasse maior proveito da experiência. "Quando eu fui pra lá, eu realmente vi que as plantas eram outras, com outras indicações, isso abriu um novo horizonte pra mim. Quando eu voltei dessa viagem, eu sabia que um novo universo estava se abrindo e que eu deveria continuar estudando sobre isso. Daí eu busquei formas mais naturais de se fazer produtos de higiene pessoal, comecei a fazer cursos de saboaria, de cosmética, e, recentemente, comecei a fazer uma pós-graduação em cosmetologia".
Com a premissa de não serem agressivos à saúde e à natureza, os cosméticos da MIMOS são feitos sem derivados de animais. "Utilizamos principalmente óleos e manteigas vegetais, extratos botânicos e óleos essenciais", afirma Seixas. Além disso, eles são desenvolvidos sem o uso de ingredientes sintéticos, como os microplásticos, substâncias presentes na grande maioria dos cosméticos tradicionais e que causam danos tanto ao organismo, quanto ao meio ambiente. "Existem muitos ingredientes sintéticos que têm efeito acumulativo e causam a irritação da pele, alguns são cancerígenos", esclarece.
Levando sempre em conta a sustentabilidade, a marca desenvolve sabonetes, xampus, condicionadores e desodorantes sólidos, o que evita a produção de lixo plástico pelas embalagens. "Tenho buscado alternativas para produtos líquidos, mas ainda não encontrei. Então, recolho as embalagens plásticas para a reciclagem", diz Clarice.
Além da questão ambiental, a empreendedora também se preocupa com os impactos sociais do seu negócio. Ao fazer parte de uma incubadora de negócios sociais, ela oferece oficinas de cosmética e saboaria para moradores de comunidades, visando auxiliar esse grupo a gerar sua própria renda e melhorar a qualidade de vida.
Graças ao sucesso de seu projeto, Clarice representará o empreendedorismo social na Hackney Entrepreneurship Conference, que acontece em Londres no mês de novembro.
Os produtos da marca são vendidos presencialmente em feiras e eventos, e também pelo e-commerce.
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