Secretário de governo afirma que a cidade está preparada para novo período de chuvas
As chuvas de outono alagaram completamente as ruas de Niterói. Avenida Silvio Picanço, em Charitas. Foto: Reprodução / Redes Sociais |
Do outro lado da ponte, o município de Niterói foi bastante afetado pelas chuvas do outono de 2019. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, choveu, em uma hora, mais de 60% do previsto para todo o mês de abril. Em algumas regiões chegou a chover cerca de 180 milímetros. Os pontos mais afetados foram os bairros do Centro, da Zona Norte e da Zona Sul da cidade.
Várias ruas alagaram na região do Centro, o que prejudicou o trânsito e causou longos engarrafamentos. As duas principais vias de acesso à ponte Rio-Niterói ficaram submersas em diferentes momentos ao longo do dia. Além disso, árvores caíram por todo o bairro, causando a queda da fiação elétrica em diversas ruas, tendo sua energia cortada. Em outros pontos do município a situação foi ainda mais grave, onde ocorreu transbordamento de rios, deslizamentos e desabamentos, com necessidade de interdição.
“A gestão municipal tem que enxergar como contingenciar isso, porque Niterói não vive uma realidade de ter chuva forte sempre, mas quando tem, alaga porque quase nunca tem drenagem dos bueiros das principais vias, e as ruas não são planejadas para receber um volume de chuva muito grande.” - diz a estudante de engenharia química, Stela Fumian. “Além da quantidade de lixo que é jogado nas ruas, deveria ter drenagem dos bueiros periodicamente porque é uma realidade o lixo ser jogado indevidamente nos lugares”, continua.
O secretário de governo Comte Bittencourt afirma que, agora, Niterói está preparada para o próximo período de chuvas, que costuma ter início no mês de outubro. Rios e galerias pluviais em todo o município foram limpos, enquanto mais de 8 mil bueiros foram desobstruídos e drenados.
Comte diz, ainda, que há um projeto de bueiros inteligentes em fase de estudos que visa implantar telas nas partes internas dos bueiros, como uma espécie de filtro. A ideia desse projeto é que essas telas possuam sensores que, ao detectarem uma grande quantidade de lixo e resíduos acumulados, acionem as secretarias competentes.
Como uma forma de atualizar a população em tempo real, a Defesa Civil Municipal conta com um plantão 24 horas de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através de SMS - com o número 40199 - e grupos no WhatsApp. Desta forma, o cidadão é avisado diretamente em seu celular quando há possibilidade de chuvas fortes e é recomendado a permanecer em casa.
Comentários
Postar um comentário