Após três anos batendo na trave, a Dragões da UFF finalmente chegou ao tão cobiçado primeiro lugar geral.
por Leonardo Guimarães
Foto: Dragões da UFF |
Sem dúvida, no ano de 2019, a atlética da Universidade Federal Fluminense que apresentou o desempenho de maior destaque no certame universitário foi a Associação Atlética Pio Orlando, mais conhecida como Dragões da UFF, a qual abrange os cursos de Engenharia da universidade.
Apesar da frequente tradição de faturar o prêmio de melhor torcida e dominar esportes como basquetebol, handebol e tênis de mesa, a Dragões ainda buscava o cobiçado título geral do INTERENG – maior competição entre atléticas de engenharia do estado –, além de destronar a maior rival, UFRJ, que comumente faturava o troféu.
Após o vice-campeonato nos últimos três anos, a diretoria da Dragões optou por mudanças de rumo e investiu em uma concentração de pré-temporada, na qual os atletas passaram por volta de três semanas em um regime de treinamentos em Teresópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. A concentração foi de fundamental importância para a montagem e o amadurecimento das equipes visando o INTERENG e após ter batido na trave em anos anteriores, o esperado título geral veio para terras niteroienses.
De acordo com Vinícius Cunha, aluno de Engenharia Civil e membro da torcida da Dragões da UFF, o apoio e o clima vindo de fora das quadras e campos foram fundamentais para a inédita conquista.
“Ganhamos o “geral” pela primeira vez e a torcida foi o que costuma ser, deu um show na arquibancada. Inovaram esse ano e fizeram um mosaico em 3D. Foi melhor impossível.”
Entre as modalidades de destaque estão o basquetebol, futsal, atletismo, judô e jiu-jitsu, que foram conquistadas pela UFF nas categorias feminino e masculino. Além do cheerleading e do cobiçado prêmio de melhor torcida, que a Dragões já se acostumou a faturar.
Sem dúvidas, os membros da Dragões da UFF regressaram de Volta Redonda com a sensação de dever mais que cumprido e a praça da Cantareira deve ter ficado pequena para tanta festa.
Passadas as comemorações, os preparativos retornarão, pois no INTERENG de 2020, a UFF terá pela primeira vez a responsabilidade de defender o título geral.
Vou fazer os comentários em aula. Mas façam uma reflexão imediata: a expressão "sem dúvida" cabe em um texto jornalístico?
ResponderExcluir