Aumenta o número de idosos em Niterói


Médicos e serviços especializados são atrativos para a terceira idade, apesar das dificuldades
Por Maria Luísa Pimenta



Foto: Roberto Moreyra/Agência O Globo


O número de idosos no Brasil ultrapassa 29 milhões, o que apenas tende a aumentar. Segundo o  IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade de Niterói possui cerca de 18,8% da sua população composta por pessoas com mais de 60 anos, número que cresce a cada ano. O município tem uma rede hospitalar de qualidade e conta com vários projetos voltados aos idosos, características responsáveis por atraí-los. Porém, o atendimento médico não assiste a parcela mais pobre e há uma falta de divulgação dos serviços.

O Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL), feito em parceria entre o Instituto Mongeral Aegon e a Fundação Getúlio Vargas, estabeleceu um ranking das melhores cidades brasileiras para idosos. Niterói ocupa a 4ª colocação, atrás somente de Santos (SP), Florianópolis (SC) e Porto Alegre (RS). A pesquisa levou em conta seis indicadores: bem-estar, habitação, educação e trabalho, cultura e engajamento, finanças e cuidados de saúde.

O aumento da população idosa em Niterói tem relação com o alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Segundo o IBGE, a cidade possui o melhor IDH do estado do Rio de Janeiro e o 7º do Brasil. Além disso, a localização próxima ao mar e a baixa incidência de chuvas extremas cativam ainda mais os idosos.

No quesito cuidados de saúde, Niterói ocupa o 2º lugar. A cidade tem o maior número de médicos por habitantes do país. Além disso, existem diversos serviços de saúde especializados. Porém, eles amparam especialmente a classe média. Lúcio Antônio, de 66 anos e morador de Niterói, afirma que a classe mais pobre ainda sofre com a falta de assistência. “O idoso de classe média tem seu plano de saúde, então é bem servido. Mas o idoso pobre não tem quase nenhum serviço, é um pouco desassistido”.

Por outro lado, a Prefeitura de Niterói criou em 2015 a Secretaria Municipal do Idoso, responsável por ações sociais voltadas à terceira idade. Dentre elas, destacam-se a ginástica nas praças, as policlínicas regionais, o concurso Rainha do Carnaval do Idoso e a Fest Voice da Maturidade. Além dos programas criados pela prefeitura, existem outros projetos, como o Centro de Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores (Casic) e o Crasi, Centro de Referência de Atenção à Saúde do Idoso de Niterói, ofertados pela UFF. Tais serviços possuem pouca divulgação.

Lúcio Antônio diz que conhece a ginástica nas praças, mas os outros serviços são pouco conhecidos pela população. “Só as pessoas que vão procurar esses recursos [conhecem] . A maioria não tem o conhecimento disso. É mal divulgado.”

Comentários

  1. Subtítulo:
    "A grande quantidade de médicos e serviços especializados são atrativos para a terceira idade, apesar de algumas dificuldades persistirem." por "Médicos e serviços especializados são atrativos para a terceira idade, apesar das dificuldades"

    Primeiro Parágrafo:
    "e a tendência é aumentar" por vírgula e "o que apenas tende a aumentar".
    inverti "IBGE" com seu significado, botando "Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística" dentro dos parênteses.
    retirei um "já" depois de "Niterói".
    troquei "possui" por "tem" pela repetição

    Quarto Parágrafo:
    adicionei um "de" antes de "66 anos"

    Quinto Parágrafo:
    removi as vírgulas que estava em volta de "em 2015"
    troquei "No entanto, há pouca divulgação." por "Tais serviços possuem pouca divulgação."

    Sexto Parágrafo:
    troquei "[conhece]", que estava entre "só" e "as pessoas", por "[conhecem]", que posicionei após "recursos".

    ResponderExcluir
  2. Eu estou longe de ser uma grande entendedora das regras de português, mas me lembro de uma que dizia que adjunto adverbial deslocado ficava entre vírgulas, e por isso botei “em 2015” entre vírgulas (mas posso estar louca ou pode ser questão de estilo).
    Eu deixaria "No entanto, há pouca divulgação" porque a minha ideia era ressaltar a contradição de existirem os serviços mas não serem divulgados.
    De resto, concordei com as alterações.

    ResponderExcluir

Postar um comentário