A prefeitura organiza anualmente a limpeza de praias e rios com a ajuda de voluntários e recolhe toneladas de lixo
Por Giulia Monteiro
Camboinhas. Itacoatiara. Gragoatá. Apesar de brincarem que o melhor de Niterói é a vista para o Rio, até os cariocas às vezes atravessam a Baía de Guanabara para aproveitarem as belas praias que a cidade oferece. O site Instinto Viajante afirma que, mesmo não sendo a capital, Niterói é um ótimo destino brasileiro de verão. Contudo, alguns problemas assolam as praias da região.
Algumas dessas praias, por estarem localizadas na Baía de Guanabara, nem sempre estão liberadas e próprias para banho. Um exemplo é a praia do Gragoatá, que fica ao lado do Forte do Gragoatá, e costuma ser frequentada, em geral, apenas pelos moradores dos bairros mais próximos. O órgão responsável por analisar esses dados das praias é o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que os repassa para a população através de boletins de balneabilidade. Segundo o boletim mais recente do Inea, a praia do Gragoatá permanece imprópria para banho, mesma condição do ano passado inteiro.
Outro problema que aflige as praias do local é a questão do lixo nas areias e nos mares. Apesar das ressacas acabarem trazendo sujeira para as praias, grande parte do lixo encontrado nelas é deixado pela população, como latinhas e garrafas de plástico. A situação é tão alarmante que pescadores de praias como a do Gragoatá e de Itaipu contam que o aumento de detritos na costa de Niterói nos últimos anos acabou por reduzir drasticamente o volume de pesca da região, chegando a 700 reais de prejuízo por dia.
Como uma forma de solucionar esse problema, Niterói foi palco, no último mês, de um evento anual: o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Conhecido internacionalmente como Clean Up Day, o evento reúne pessoas de todas as idades para uma manhã com mutirão de limpeza - recolhendo lixo das orlas - e atividades de conscientização sobre a importância da preservação ambiental. A ação foi desenvolvida pela prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), ONGs e instituições de meio ambiente com a ajuda de voluntários inscritos previamente pelo site. O evento ocorreu em diversas praias ao longo da cidade, como Camboinhas e Itacoatiara.
Em janeiro de 2015, a prefeitura de Niterói alterou o código de limpeza urbana e autorizou os fiscais concursados da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) a multar os ‘sujões’ que jogarem lixo nas praias e ruas da cidade. Contudo, essa fiscalização não tem surtido muito efeito, já que hoje, quatro anos depois, a sujeira nas praias continua sendo um alvo constante de reclamações da comunidade.
Subtítulo:
ResponderExcluir"A prefeitura organiza anualmente um mutirão de limpeza em praias e rios que conta com a ajuda de voluntários e recolhe toneladas de lixo das areias" por "A prefeitura organiza anualmente a limpeza de praias e rios com a ajuda de voluntários e recolhe toneladas de lixo"