Calçadas de Niterói contam com diversos problemas, como buracos e falta de acessibilidade
Por Maria Luísa Pimenta
Theo Mota, 19 anos, estava andando pela rua Gavião Peixoto com sua namorada, quando ouviu um barulho. Ao virar, viu uma mulher que tinha caído dentro do bueiro. Ele a ajudou e chamou os bombeiros que a tiraram de lá. Apesar de não ter fraturado o pé, houve uma torção. Essa situação pode parecer absurda, mas, ao analisar a condição em que se encontra as calçadas de Niterói, é possível entender por que isso aconteceu – e porque não é improvável que se repita.
As calçadas de muitas ruas da cidade contam com buracos, rachaduras, pedras soltas e bueiros sem tampa. De acordo com o aplicativo Colab (em que a população pode mandar suas reclamações para a prefeitura), os buracos nas vias já ocupam o segundo maior número de denúncias, responsável por 11,7% do total, atrás somente de lâmpadas apagadas à noite (13,4%). Já as calçadas irregulares ocupam a quarta posição, com 5,6%, atrás de pontos de infração de trânsito recorrente (8,2%). Entulhos nas calçadas e bueiros sem tampa também aparecem na lista, ocupando a 11ª e a 16ª posição, respectivamente.
Foto: Marcus Raposo/O Fluminense
Roberto Malfacini (21) conta que já se machucou algumas vezes ao transitar pela cidade. “Sempre que eu saio de chinelo tem algum acidente. Ou eu entorto o pé em algum buraco na calçada ou esbarro meu dedo em alguma pedra”. Além disso, o estudante ressalta que as ruas próximas ao Campus do Gragoatá – e até mesmo dentro da universidade – possuem inúmeros buracos. “A rua entre a Cantareira e o Gragoatá é muito ruim, é muito esburacada”.
A preocupação é ainda pior para os idosos, especialmente os que sofrem com problemas de acessibilidade. O vereador Renatinho (PSOL), disse em entrevista veiculada pelo site O Globo que as rampas de cadeirantes estão irregulares. Ele afirma que não estão dentro dos padrões de inclinação ideal, além de ressaltar a falta de acabamento nas calçadas, que ficam cheias de poças d’água e buracos. Outro problema que o político questiona é a adequação dos pisos táteis para deficiente visuais, os quais não estão de acordo com as normas da ABNT.
A Prefeitura de Niterói está realizando um projeto de revitalização das calçadas, previsto para ficar pronto até o final do mês de outubro. A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SECONSER) está trabalhando na recuperação de calçadas públicas e rampas de acessibilidade. No final de setembro, as obras começaram na Avenida Visconde do Rio Branco, em frente ao Reserva Cultural. Recentemente, foram feitas reparações no bairro de Icaraí, em pontos das ruas Joaquim Távora e Estado de Israel.
Comentários
Postar um comentário