O banco de sangue do hospital universitário Antônio Pedro vê números de doações diminuírem em relação a 2018
Por Clara Mangelli
A baixa procura para doação de sangue vem preocupando funcionários do Hemonit, o que leva o estoque a um nível crítico. Com o balanço de 2019 ainda em aberto, ainda não é possível precisar as estatísticas da queda em relação a 2018.
O Alô, Gragoatá! conversou com Ana Claudia Machado (51), coordenadora de enfermagem do Hemonit, que trabalha nessa área há 5 anos. Ana Claudia enfatiza que todos os tipos de sangue são necessários e comenta sobre os diversos fatores que contribuem para a diminuição de doações: “Em meses de férias escolares e longos feriados, o número de doadores diminui muito. Precisamos lembrar que as doenças não tiram férias, não enforcam feriados, não nos dão trégua!”.
Foto: Ana Claudia Machado
Hoje o Hemonit utiliza todo sangue doado para os pacientes do Hospital Universitário Antonio Pedro. Com a baixa demanda de doação, diversas cirurgias deixam de acontecer. “Possuímos pacientes que só sobrevivem porque conseguem receber doação toda semana, há anos. Se falta reposição de estoque, vocês podem imaginar nossa angústia em deixarmos de atender essas vidas”.
Para doar, é necessário ter entre 16 a 69 anos e estar bem de saúde. No dia, é indispensável fazer uma refeição, evitando gorduras, e levar documento original com foto. Menores com 16 ou 17 anos só poderão doar com a assinatura dos pais em um termo de responsabilidade. O modelo do termo encontra-se no Facebook do Hemonit. As situações abaixo restringem a possibilidade de doação:
- Problemas de saúde no momento, como um quadro de infecção
- Gestantes e lactantes (mães que amamentam)
- Cirurgia há menos de 6 meses
- Hepatite após a infância
- Ter feito tatuagem há menos de 1 ano
O Hemonit funciona no térreo do Hospital Universitário Antônio Pedro, localizado na Rua Marquês do Paraná, 303, Centro de Niterói. De segunda a sexta-feira, das 7:30 às 12:30h.
Para mais informações, entrar em contato com o telefone (21) 26299063. Ou em suas redes sociais: Facebook: Hemonit – Instagram: @hemonituff
Imagem de divulgação oficial
Comentários
Postar um comentário