A revitalização do local visa transformar a área em um complexo esportivo
Por Catarina Brener
A Prefeitura de Niterói lançou, na terça-feira (15), o edital de licitação para as obras de revitalização da Concha Acústica. A expectativa por este projeto vem de Outubro de 2015, quando foi anunciado o início da obra. No entanto, o local seguiu sem manutenção, com gramado precário e servindo como estacionamento.
Atualmente, o espaço também é utilizado para práticas de esportes - como futebol e basquete - e para shows. Quem frequenta a área diz ser necessária a revitalização do local. “Niterói não possui muitos locais para praticar esportes e a Concha acaba servindo para uma corrida até o Gragoatá, ou então se aventurar pelo Ingá. Mas apenas de dia, porque fica difícil de correr ou caminhar quando anoitece, já que não possui movimento. Com uma maior utilidade, vai haver mais pessoas andando por aqui, o o que trará segurança”, analisou Renato Oliveira, morador de São Domingos.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, a revitalização começará em abril do ano que vem e o local será transformado no Parque Esportivo Municipal, com 30 mil metros quadrados. O valor estimado da obra é de R$90 milhões.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de sediar grandes eventos esportivos na cidade, além de abrir espaço para iniciação no esporte de cerca de 4 mil crianças. O local terá quadras de tênis e poliesportiva, campo de futebol com dois vestiários, quadra de areia e ginásio poliesportivo com capacidade para receber aproximadamente 2.300 torcedores. A tradicional Concha Acústica será preservada e modernizada.
“O novo parque esportivo da Concha Acústica é parte muito importante da revitalização do Centro de Niterói e da região de São Domingos. Soma-se ao projeto da nova praça Araribóia, à reforma da praça JK, ao Reserva Cultural e à sala Nelson Pereira dos Santos”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Além dessas mudanças, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, afirma que o novo parque poderá receber eventos nacionais e internacionais no primeiro ginásio com dimensões oficiais da cidade. As quadras e o campo vão obedecer aos padrões internacionais.
“Niterói é uma cidade com perfil esportivo e que precisa de um espaço revitalizado que atenda aos esportistas e permita a realização de competições de grande porte. Será de extrema importância, também, para dar mais visibilidade para a cidade e continuar a tradição como celeiro de novos atletas”, frisa o secretário.
O projeto do parque contará com desenvolvimento e manutenção sustentável, por meio da construção de telhados verdes nos vestiários para captação e reuso da água, paredes verdes no ginásio e uma pista de corrida de 500 metros feita de borracha de pneus reciclados.
Veja algumas imagens do projeto:
Comentários
Postar um comentário