Quem é esse UFFiano?

Conheça o projeto musical do estudante de Ciências Sociais da UFF

Por Keila Marques


No primeiro semestre de 2017, Rafael Chalhoub (20) e mais três amigos formaram a banda Projeto Casa Verde, cujo nome foi inspirado no manicômio fundado por Simão Bacamarte na obra O Alienista, de Machado de Assis. A banda de rock psicodélico/progressivo logo evoluiu para um estúdio: Bacamarte Produções.


Bacamarte é um ateliê para artistas independentes que tenta abranger as mais diversas formas de arte: música, teatro, artes plásticas, artes visuais, artes corporais, entre outras. Tanto o estúdio quanto a banda formada pelos administradores do ateliê tratam da linha tênue entre a normalidade e a loucura enquanto processo criativo.

Rafael, estudante de Ciências Sociais, produtor executivo do estúdio e guitarrista da banda, é o responsável por agendar as atividades e garantir os recursos para manter o estúdio funcionando. Segundo ele: “a ideia surgiu da banda, que se formou antes do estúdio. Primeiro tínhamos o objetivo de montar um estúdio para gravação e ensaios próprios, mas depois resolvemos ampliar para outras pessoas que desejavam expor artes dos mais variados tipos. Isso tudo só foi possível, em grande parte, graças aos dois membros da banda que moram no estúdio, já que eles cederam a própria casa para construirmos o projeto”.



A equipe promove eventos culturais que são divididos em dois grupos: periódicos e ocasionais. O primeiro inclui cineclube com debates, karaokê e clube do vinil, todos semanais. Já os ocasionais são eventos maiores e realizados em data fixa, com projetos enviados para a secretaria de cultura de Niterói, buscando co-patrocínio.


Para os artistas, o projeto ganhou uma proporção tão inesperada que houve a necessidade de traçar novas metas e expectativas em um curto período de tempo.
-

Quer saber mais sobre o estúdio? Acesse suas redes sociais:


Instagram: @bacamarteprod 

Comentários