UFF promove campanha de prevenção ao câncer de mama

Durante o Outubro Rosa, a Universidade oferece consultas médicas e rodas de conversa

Por Mariana Moura


Foto: imagem retirada do Google

O evento com iniciativa do curso de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) promove uma série de ações de prevenção do câncer de mama. No Campus de Rio das Ostras, a campanha disponibiliza para o público externo exames clínicos e debates acerca do tema. O projeto, que se insere na campanha do Outubro Rosa, acontece nos dias 10 e 31 de outubro.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil. No ano de 2019, são esperados novos 59.700 casos. De acordo com os dados, a incidência de mortes também tende a crescer. Contudo, o câncer pode ser tratado e curado se o diagnóstico acontecer em seus estágios iniciais.

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e de um diagnóstico precoce. Destacando a relevância do movimento, a UFF contribui através das  seguintes atividades promovidas para o público: exame clínico das mamas, rastreamento do câncer de colo de útero e avaliação geral da saúde (como a verificação de pressão arterial, glicemia e peso). As ações são pensadas para promover a saúde da mulher.

Além dos exames, existe uma programação de rodas de conversa. Os temas da campanha variam desde discussões sobre o câncer de mama e colo de útero até conversas sobre a sexualidade feminina, a utilização devida dos métodos contraceptivos (como DIU e diafragma) e a regulação da fertilidade.

Ministradas por professores e alunos, as atividades podem ser visitadas das 10h às 20h. Se o diagnóstico da doença for positivo, a mulher tem o direito legal de iniciar o tratamento pelo sistema único de saúde (SUS) sob o prazo máximo de 60 dias.

Comentários

  1. -Acréscimo de letras maiúscula no subtítulo "Outubro Rosa"
    -retirada da vírgula no primeiro parágrafo "oferece , em "
    - inversão de período "Uma iniciativa do curso de enfermagem da UFF, promove uma série de ações de prevenção de câncer de mama"
    -retirada de vírgulas " (...) A campanha disponibiliza, para o público externo, (...) o projeto, (...)"
    - 2° parágrafo
    -substituição de "óbitos " por "mortes" e inversão de período " De acordo com os dados, incidência (...)"
    - retirada de "É por isso que iniciativas como o Outubro Rosa tendem a crescer." Que estava posto finalizando o parágrafo.
    - 4° parágrafo
    - substituição lexical "As ações são pensadas para promover a saúde da mulher"
    - 5° parágrafo
    - acréscimo de "garantido por lei" e retirada da vírgula antes de "lei" no mesmo segmento.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto. A Mariana tem uma escrita bastante fluida, apesar de cometer pequenos equívocos na colocação das estruturas do discurso. Além disso, com alguma frequência, tem desatenção com a colocação da vírgula. Problema que, inclusive, é também comum a mim.
    Então aprendemos juntas toda vez que reviso seus textos :) rsrs

    ResponderExcluir
  3. Após as mudanças do editor, o início do segundo parágrafo teve a repetiçao da palavra "câncer" na frase. "O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no brasil."
    A frase vem depois do instituto nacional do câncer, que também contém a palavra. O inicial era "o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres". Concordo com as outras alterações!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário