Ceará, a terra que ilumina

Uma viagem pela festas, crenças e trabalhos da Terra da Luz
por Roberto Malfaccini



Inaugurada em 10 de Outubro deste ano, a mostra “Ceará - terra que ilumina” traz aos visitantes do Museu de Arte Popular Janete Costa uma visita pelo Sagrado que existe na cultura popular cearense. Com a curadoria de Jorge Mendes - também responsável pelas quatro últimas exposições que ocorreram no espaço - a mostra é uma celebração ao estado do Ceará. Evitando reforçar estereótipos, o curador optou pelo caminho da religiosidade popular e da união entre o sagrado e o profano, conceitos presentes desde de cedo na cultura do estado nordestino. A exposição é dividida em quatro galerias, ocupando todo o térreo e o primeiro andar do museu.

No primeiro setor da galeria principal, Mendes decidiu dar forma a um dos versos mais conhecidos de Padre Cícero, notório líder religioso e político cearense : “Em cada sala um altar em cada quintal uma oficina”. Padre Cícero valorizava e estimulava a criação de oficinas de artes entre os fiéis. Foram construídos quatro altares com o intuito de referenciar os quatro elementos presentes na arte cearense: o couro, o algodão, o alumínio e a madeira. Os outros setores da galeria falam sobre as Festas e Manifestações, com símbolos de resistência e representações do sagrado e do profano.



Diferente da primeira galeria, onde a profusão de obras artísticas enchiam os olhos a ponto de você ter uma dificuldade em traçar um foco, o primeiro setor da segunda galeria nos faz voltar os olhos a uma imagem de Padre Cícero, buscando humanizar a figura que movimenta profunda devoção em milhares de cearenses até os nossos dias. No segundo setor, batizado de “A Sala dos Milagres”, nos deparamos com diversos espelhos, cruzes e ex-votos, presentes dados pelos fiéis ao seu santo de devoção em forma de consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa. A sala é dedicada a outras figuras cultuadas no Ceará, como a religiosa Maria de Araujo, o beato José Lourenço e o líder religioso Antônio Conselheiro. Em ambas as salas podemos ouvir o som do cânticos e preces.






No andar seguinte, o Museu abriga uma Galeria de Arte com obras que podem ser adquiridas pelo público. Por fim, o Projeto Educativo reproduz questões a respeito das galerias com as atividades “Verdade ou Mentira”, nas quais o visitante é questionado sobre o que é verdadeiro ou não,a respeito do tema e da montagem da exposição; “Festas e Manifestações”, apresentando vivências utilizando sons, imagens e indumentárias relacionadas às festas populares do Ceará e “Oficinas e Brincadeiras” baseado na exposição, são propostas atividades como desenhos, gravuras e colagens com a utilização de material de origem reciclada.




O Museu de Arte Popular Janete Costa é localizado na Rua Presidente Domiciano, 178 - Ingá, Niterói. Funcionando de Terça-feira a Domingo, das 8h às 18h. A exposição “Ceará - terra que ilumina” permanecera no espaço até o dia 29 de Março de 2020.

Comentários