Enegrecer: Comunicação e Consciência Negra

DACO promove roda de conversas
por Keila Marques

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra acontece a Semana da Consciência Negra IACS 2019 realizada pelo O DACO (Diretório Acadêmico de Comunicação Social), entidade que ficou inativa por três anos. O evento ocorreu no dia 26/11 das 19h às 21h e contou com a mesa "Enegrecer: Comunicação e Consciência Negra" que teve a participação de Thiago Grisólia, Wagner Bezerra e Elena Wesley onde discutiram sobre mudanças necessárias para combater a desigualdade racial nos mais diversos meios. Sobre produção de imagens, representações e narrativas que combatam os efeitos do racismo nas mídias e na sociedade.

O Blog Aló, Gragoatá! entrevistou uma das participantes da mesa, Elena Wesley, jornalista formada pela UFF que contou que ainda na sua monografia escreveu sobre o panorama histórico do senso ético racial da UFF e do panorama histórico mundial.

“Pra mim é muito significativo ver um evento desses rolar porque eu era a única negra da minha turma,então era muito difícil você ter pessoas como você no Campus, então olhar nove anos depois, é bastante tempo, mas ainda assim é significativo ver que hoje não só há um grupo expressivo de pessoas negras no campo, mas pessoas que se articulam com outros Campi, que estão pautando esse tema, se articulando, realizando eventos, chamando outras pessoas. Eu tive a oportunidade de conhecer um professor negro que dá aula no campus e na minha formação eu não tive isso, então, isso tem um impacto muito positivo para quem está estudando no IACS.”

Na roda de conversa falou sobre o que tem sido feito na prática para desconstruir os estereótipos negros e para construir novas imagens e narrativas sobre a população negra.

“ (...) Falei um pouco sobre o trabalho da agência Narra, que é a agência que eu coordeno. Hoje, ela é uma agência de produção de conteúdo formada exclusivamente por jovens de favelas e periferias do Rio. Ela nasceu como um projeto das Ongs Observatório de Favelas. O projeto funciona na maré.”

A agência, formada em sua maioria por pessoas negras, produz vários conteúdos relacionados com suas vivências, alguns desses foram apresentados no evento como, por exemplo, uma reportagem multimídia sobre como as crianças negras de favelas tem entendido e afirmando sua identidade, onde falavam sobre o racismo e uma reportagem feita para o Intercept, em setembro deste ano, sobre o sistema socioeducativo com a experiência de três regressos desse mesmo sistema.

“Então a ideia da Agência Narra é transcender a idéia da mídia comunitária. A gente acredita obviamente que a mídia comunitária é importante, mas a gente entende que o nosso papel como juventude favelada não é apenas falar sobre a favela e para ela, mas que a partir da nossa vivência e perspectivas como pessoas faveladas nós possamos falar sobre qualquer assunto. Então, por isso a gente se posiciona abordando temas contemporâneos.” acrescentou ela.



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