Artista da UFF vende produtos com ilustrações sobre a luta feminista
por Fátima Moraes
Estudante de desenho industrial na Universidade Federal Fluminense, Isa Juliano (23) usa a plataforma Totus para vender roupas, canecas e almofadas estampadas com seus desenhos. Inspirada pela figura feminina, a artista divulga seu trabalho em exposições e através do Instagram.
Majoritariamente em preto e branco, as ilustrações buscam retratar a importância do feminismo. “Eu tento desenhar pessoas que me inspiram, e normalmente são mulheres (risos). Quando eu vi, eu tava desenhando sobre feminismo, maternidade, empoderamento... Foi uma coisa muito natural.”, diz Isabelle.
Ligada ao ato de desenhar desde criança, a estudante conta que a ideia do Instagram começou como uma forma de manter o hábito do desenho que foi perdido devido às cobranças da faculdade. Embora a maioria das obras exibidas no perfil sejam feitas em nanquim por motivos de facilidade, a artista também trabalha com outros materiais. “Sei usar pastel seco, tinta acrílica...evito um pouco a tinta a óleo, mas também já fiz muita coisa. Sei usar marcador...todo tipo de material aí eu mexo. Não que eu saiba tudo ou muita coisa, mas eu mexo [com os materiais].”, explica.
Apesar do foco no preto e branco e no feminino, Isa já participou de mostras com seus outros trabalhos, como a exposição O olhar do artista sobre o meio-ambiente, feita pelo Laboratório Horto-Viveiro em conjunto com a Câmara Municipal de Niterói. Além disso, também ministrou por dois anos seguidos uma oficina de uso de giz pastel seco em eventos do curso de design. “Foi muito legal a experiência, trocar com outras pessoas...não sou nenhuma profissional no assunto, eu sei mais por intuição. Eu sempre usei, aí eu fui aprendendo.”
Sua exibição mais recente foi realizada no Mostre-se UFF, evento realizado pelos estudantes de hotelaria, onde mostrou ilustrações feitas no estilo que é a “marca registrada” do perfil no instagram.
Atualmente, sua loja conta com diversos produtos com quatro possibilidades de estampa, todas voltadas para a causa feminina. Os preços variam de 39 a 189 reais.
Comentários
Postar um comentário