A preparação, as dificuldades, e as expectativas que vêm junto ao tricampeonato
Por Ana Flávia Rodrigues
O Diretório Acadêmico Barros Terra, dos alunos de medicina da UFF, conquistou pela terceira vez o título de campeão geral do Intermed, competição esportiva realizada em Vassouras em outubro de 2019. Além disso, os Leões, como são chamados, receberam, também, o prêmio de melhor torcida, título já famoso entre a galera de Niterói: é a nona vez que ele vem para as terras araribóias.
“Nossos atletas passaram a acreditar que realmente poderíamos ser campeões”, comemora Piettro de Almeida, poliatleta de vôlei e handebol, “tínhamos equipes fortes, competitivas, podíamos bater de frente com qualquer outra faculdade”. Ele revela que essa mudança na autoestima dos times veio após muito trabalho e, em 2015, tiveram sua primeira vez no topo do pódio. A partir daí, Piettro diz ter visto uma mudança de postura da delegação em geral.
Mesmo depois de tanto tempo, os Leões enfrentam o mesmo problema de todas as atléticas de Niterói: a falta de estrutura para os treinos. “Por muitas vezes, tivemos que cancelar treinos por problemas em quadras”, desabafa Rapha Santos, técnico dos times de vôlei. Piettro diz que essa situação é independente do “processo de sucateamento das universidades públicas recorrente nos últimos anos”, a falta de investimento em espaços esportivos vem de muito tempo, ainda que a demanda seja tão grande.
Apesar disso, os times se esforçam para manter os treinos regulares. Rapha disse que a intensidade varia de acordo com os problemas que vêm das quadras: se não der para treinar em numa semana, “sempre demos um jeito para treinar mais na semana seguinte”, conta.
Para além dos treinos, outro fator que influencia nos bons resultados do DABT é a torcida. Eleita, pela nona vez, a melhor do Intermed, tornou-se fator fundamental “um jogador a mais em quadra, campo, piscina, onde for, [...] dá pra sentir. Nossa torcida vira jogo”, diz Piettro. Rapha conta que está há 12 anos na UFF e continua se surpreendendo com as arquibancadas cheias de Leões. “É um orgulho muito grande poder retribuir todo esse apoio.”
Quando perguntados sobre o ano que vem, a resposta vem espontaneamente: “a expectativa é o tetra.” Piettro reconhece o com trabalho da delegação como um todo. "Uma torcida sempre presente e incansável, times empenhados em não perder treinos, fazer treinos extras e jogar amistosos, correndo atrás para corrigir os pontos fracos que apresentamos.” Os Leões da UFF podem continuar nesse ritmo, o poliatleta já deu o resultado: “a taça de campeã geral vem pra Niterói mais uma vez.”
Comentários
Postar um comentário