Conheça a Escola de teatro que já está há 20 anos no mercado
por Karina Vasconcellos
A Oficina Social de Teatro (OST) começou com um trabalho individual do professor José Geraldo, que já atuava como professor de teatro, dentro da cidade de Niterói, atendendo em espaços alugados. Conforme o aumento do fluxo de alunos, ele percebeu a necessidade de criar um espaço próprio. A parceria inicial foi com o SESC, onde ficaram por 9 anos e cresceram juntos. Porém, com a mudança de política interna do SESC, e com o crescimento da própria escola, precisaram trocar de lugar. A escola já passou por São Domingos, Icaraí e Ingá, até chegar na locação atual, no Centro.
Com o lema: Escola Livre, Criativa e Sustentável, apresenta uma metodologia diferenciada, aberta e bem dinâmica, com o maior foco na prática do que a teoria. A instituição frequentemente cria novos tipos de oficinas de aprendizagem e, ultimamente, atua em festivais,ambos com o intuito de colocar seus alunos dentro do mercado.
Além disso, a escola não depende de nenhuma organização pública para sobreviver enquanto instituição, sendo assim, sustentável por não gerar essa relação de interdependência dos organismos públicos para existir.
A OST também já começou a fazer algumas mudanças em sua estrutura para algo mais “verde”. Um exemplo disso é o reaproveitamento da água de chuva e os copos plásticos no bebedouro sendo cobrados, com o intuito de desencorajar do uso – levem sua própria garrafinha reutilizável. Além disso, a Oficina ainda promove trabalhos de atendimento social, levando oficinas para escolas, comunidades e instituições culturais. Um exemplo disso, foi no segundo semestre de 2014, no qual levou aulas de teatro para a Escola Levi Carneiro, em Niterói.
O Teatro na atualidade não é apenas uma forma de lazer. Na verdade, há muito tempo que ele é também uma forma de protesto, denunciando o que é erado na sociedade. Desde críticas ao governo, atuando como “contra força”, até críticas a população, essa arte – como várias outras – abre os olhos para tudo de errado e ajuda a formar pensamento crítico.
Uma curiosidade sobre o Teatro, é que ele também ajuda em uma melhora na dicção e impostação da voz. Assim como melhora na postura e perda de timidez, como relatado na matéria “Quem é essa Uffiana”. Caso tenha demonstrado interesse, saiba que para os estudantes de Jornalismo da UFF, os cursos de Teatro passaram a valer como “Atividade Complementar”. Nada melhor do que ter um hobbie, relaxar e, ainda, diminuir as horas necessárias para se formar.
Para mais informações, acesse o site da OST: http://ofsocialdeteatro1.hospedagemdesites.ws/site/quem-somos/
Comentários
Postar um comentário