Hemonit altera horário e distribuirá brindes para seus doadores
O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado em 25 de novembro e tem o objetivo de agradecer aos doadores voluntários e sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue. O penúltimo mês do ano foi escolhido para a data por preceder um período de baixos estoques nos bancos de sangue devido à aproximação das férias, comemorações de fim de ano e outros feriados prolongados.
O banco de sangue do Hospital Universitário Antônio Pedro (Hemonit) ganhou duas artes em grafite dos artistas Siri do muro e Luiz Cabal, para homenagear os doares de sangue.
Foto por Clara Mangelli
Fernanda Azevedo, médica do banco de sangue, diz que a maior dificuldade do Hemonit é manter o estoque de seguro para atender às emergências, pois na época de campanha as pessoas vão fazer doações, mas nos outros meses as doações diminuem drasticamente.
O fator Rh negativo é raro e o banco de sangue sempre está à procura desses doadores. O sangue O- é um doador universal e muito utilizado em casos de emergência. Seu consumo é muito maior e por isso o sangue Rh negativo é tão importante ter em estoque.
Janaina da Silva, 49 anos, é mãe da paciente Geovana Grijó, de 17 anos, que sofre de Aplasia Medular, uma rara doença hematológica que ocorre pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea. Janaina diz: "Quando o estoque está baixo, fazemos uma campanha pedindo amigos e parentes para ajudar, pois não colabora só com minha filha, e sim com todos os pacientes que estão internados e precisam desse sangue".
Por conta da doença, Geovana já precisou ficar internada algumas vezes, e nos conta que agora precisa de transfusão uma vez na semana, e que com o baixo estoque do Hemonit toda família fica preocupada, pois infelizmente a sua vida depende disso. "Nós pacientes precisamos muito da ajuda dos doadores. Está chegando o final do ano, e meu maior medo é não ter sangue para quem precisa. Já fiz e já perdi muitos amigos aqui no Hemonit. As pessoas não precisam ter medo de doar, é rápido e tem café da manhã muito gostoso após a doação", afirma a paciente.
A campanha da Semana Nacional do Doador de Sangue acontece no Hemonit, entre os dias 25 e 29 de novembro. O horário de atendimento será de 07:30h às 14h e contará com brindes simbólicos para os doadores. O Hemonit está localizado no térreo do Hospital Universitário Antônio Pedro.
Comentários
Postar um comentário