Agenda Acadêmica 2019

UFF expõe produções acadêmicas e culturais à comunidade
Por Lucas Kelly



Apesar da falta de incentivo à pesquisa e das tentativas de desmonte do ensino público, a Universidade Federal Fluminense realizou, entre os dias 21 a 27 de outubro, a Agenda Acadêmica 2019. O evento, que acontece anualmente, tem a finalidade de apresentar à comunidade os projetos e programas de extensão, pesquisa e ensino. Foram realizadas mais de 500 atividades como oficinas, palestras, seminários, minicursos, além de uma grande programação de práticas culturais. 


A cerimônia de abertura ocorreu no dia 20 de Outubro (domingo) na Grande Cúpula do Teatro Popular, localizado no Caminho Niemeyer em Niterói. Além disso, a abertura do evento contou com a presença do Reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.


A Semana Acadêmica ocorreu simultaneamente a 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com o tema Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável. Segundo a Agência Brasil, na cerimônia de abertura, em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, destacou o papel da semana nacional como forma de desmistificar a ciência como, “algo relacionado a um pesquisador de jaleco branco que ninguém entende e não dialoga com as pessoas”.


Neste ano, a Agenda Acadêmica promoveu a Tenda de Artes e o Espaço Cultura Urbanas na quadra do Instituto de Educação Física, no campus Gragoatá. O espaço trouxe a oportunidade para diversos universitários apresentarem suas produções artísticas. Além disso, no local ocorreu o festival de música Red Bull Breaktime Sessions que contou com a participação de 16 artistas da universidades cantando diferentes gêneros da música como pop, MPB e Indie.




Foto: Instagram 


Durante este período, a UFF recebeu visitação de alunos de escolas públicas e privadas e da comunidade em geral que puderam, inclusive, participar das diversas atividades programadas. No última dia do evento, 27 de outubro, aconteceu a realização UFF nas praças. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Niterói, a ação trouxe serviços gratuitos para a comunidade e a apresentação de pesquisas acadêmicas. O evento, que já aconteceu em maio no Campo São Bento e Terminal Rodoviário do Centro de Niterói, dessa vez ocorreu na Praça Getúlio Vargas, em frente à Reitoria de UFF e também no jardim da Reitoria em Icaraí.

Comentários