Veja como o evento e os conteúdos do Entrelinhas estão sendo pensados durante a pandemia
Por : Maria Eduarda
Foto: Enviada pelo entrevistadoEm razão da pandemia, o Entrelinhas, evento de marketing e jornalismo esportivo organizado pelos alunos de Comunicação da UFF, está passando por algumas mudanças e procurando alternativas para se manter em contato com as pessoas. Os organizadores do projeto movimentaram o perfil oficial do projeto no Instagram a fim de continuar abordando assuntos e realizando debates sobre o meio esportivo. Além disso, procuram a melhor forma de executar a edição desse ano do evento.
Em entrevista para o blog Alô, Gragoatá!, Matheus Batista, estudante da UFF e um dos idealizadores do evento, contou como foi a experiência de realizar lives. “As lives foram bem naturais, porque era algo que todo mundo já estava fazendo, e por ser uma coisa que se grava em casa, era mais fácil conseguir convidados legais”. O objetivo foi conversar sobre alguns temas relevantes no meio esportivo e conhecer um pouco mais de cada convidado, que são profissionais da área. Entre esses convidados, pode-se citar os jornalistas Igor Rodrigues, Domitila Becker e o fotógrafo do Flamengo Gilvan de Souza. Matheus destacou ainda o valor dessas entrevistas para página do Entrelinhas. “Para mim, elas foram as coisas mais importantes da página até hoje. Alavancaram nosso engajamento bem demais na época e, humildemente, acho que o conteúdo foi muito bom”.
Além das lives, outras estratégias foram utilizadas no perfil do Instagram para manter o seu crescimento. A primeira é o quadro “Entrelinhas Indica”, uma sequência de vídeos disponibilizados no perfil do Instagram indicando livros, filmes, séries, canais do YouTube que abordem o direta ou indiretamente o âmbito esportivo. A segunda é a utilização de datas importantes relacionando-as ao esporte, como o mês de junho, conhecido mundialmente como mês do orgulho LGBT. “Fiquei muito feliz com o que a gente fez no mês do orgulho, com uma semana de posts especiais sobre o assunto que renderam muito bem”. Segundo Matheus, além desses posts e vídeos de interação com as pessoas, a qualidade visual da página também está sendo bastante elogiada. “O pessoal do design manda muito bem e acho que é um dos feedbacks mais legais que sempre recebo de amigos que acompanham”.
Em paralelo, os organizadores pensam em como realizar a edição do Entrelinhas 2020. Devido a pandemia, a vida acadêmica ficou muito atrasada e, com isso, os eventos complementares que aconteciam na faculdade também. Com a volta das aulas de forma remota, os alunos estão enfrentando algumas dificuldades nessa fase de adaptação. Matheus contou que eles pretendem que o evento aconteça, mas não têm 100% de certeza. “A ideia é fazer uma versão online do evento. Usaríamos o YouTube e tentaríamos levar o clima que o evento já tinha para lá. O que deixa a gente receoso é que, desde o início, a gente fez o evento para ter público, não dá para fazer isso sem um esforço de divulgação legal para trazermos esse público”. Ou seja, é preciso aguardar para saber se será possível realizar o evento esse ano.
Olha, encontrei alguns erros de digitação, mas nada que uma revisão dos editores não resolva. A matéria em si ficou bem interessante e muito informativa para mim, e acredito que também para quem não conhece o projeto. Só fiquei curioso para saber um pouco mais sobre a edição desse ano, sei que ainda é uma incerteza, mas me questionei aqui se eles vão conseguir manter o mesmo formato do evento ou se terá algo novo devido ao "novo normal", por exemplo.
ResponderExcluir