Programa da UFF oferece uma série de cursos sob o modelo EAD
Por Lanna C. Oliveira
A Universidade Federal Fluminense desenvolveu uma série de cursos com foco em educação financeira para Comunidades Quilombolas e Assentamentos da Reforma Agrária das regiões Sul e Sudeste do Brasil, o PEF. Ao todo serão 11 cursos fornecidos de forma gratuita e à distância (EAD) pelo Programa de Educação Financeira (PEF) e que constarão com certificados garantidos pela UFF. A ideia do projeto foi uma iniciativa da universidade federal junto com o professor Marco Aurélio Sanfins e, segundo ele, este pode promover uma transformação de vida através do conhecimento, oferecendo ferramentas necessárias para o desenvolvimento de competências e habilidades que possam dar suporte ao equilíbrio da vida financeira e a criação de um processo de produção ecologicamente responsável.
Com o objetivo de incentivar o consumo consciente, autonomia, princípios econômicos e a descoberta de estratégias que possam ajudar a melhorar a qualidade de vida financeira de cerca de 240 comunidades das regiões Sul e Sudeste, o programa de Educação Financeira conta com a ajuda de diversos colaboradores, entre professores e alunos, treinados para darem as aulas da forma prática e acessível possível. E entre alguns dos cursos oferecidos, estarão: Agricultura Familiar, Economia Doméstica, Contabilidade Básica, Empreendedorismo, Introdução à Economia Agrícola, entre outros.
No Encontro com a PEF, live apresentada pela pesquisadora, socióloga e doutora em Política Social na UFF, Amanda Lacerda, a líder quilombola do Quilombo de São Pedro, no Vale da Ribeira em São Paulo, Heloisa de França, fala sobre a importância de um programa de Educação Financeira como esse para o ensino de gestão do território, conhecimento sobre as leis do associativismo, seus direitos e deveres como comunidade e empreendedores. E diz que, sendo a Agricultura Familiar o ponto mais forte com a produção da banana, mandioca, batata etc., existe o potencial de chegar mais longe, em restaurantes e em mercados, porque se tem produtos e qualidade para isso, só é preciso pessoas qualificadas para fazer a gestão, a negociação de preço e custo e entender como chegar nesse mercado. “Quanto mais oportunidades de qualificação a gente tem ‘pras’ comunidades, uma porta a mais se abre.”
As inscrições para o curso Educação Financeira para Comunidades Quilombolas e Assentamentos da Reforma Agrária estão abertas desde 20 de Novembro de 2020, dia Nacional da Consciência Negra e também dia da morte do maior líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, não sendo assim uma data escolhida aleatoriamente. Essas inscrições serão contínuas durante o ano de 2021, podendo serem feitas no site oficial do PEF – UFF, e aqueles que tiverem interesse podem se inscrever em mais de um dos cursos disponíveis.
Site Oficial PEF – UFF (inscrições abertas): http://pefuff.com.br/
Instagram PEF: https://instagram.com/pefuff?igshid=i9ey4ndh0xct
Youtube PEF: https://www.youtube.com/channel/UCpGgM6Uf5mut_GtLQU83rWg
Encontro PEF: https://youtu.be/EtJMfpDLc6Y
Facebook PEF: https://m.facebook.com/pefuff.1
WhatsApp PEF: https://whats.link/pefuff
Os fatos necessário foram colocados na matéria de forma agradável de ser lida. Parabéns!
ResponderExcluir