Google Classroom: mocinho ou vilão?

 

Por Hevertton Luna

foto:pixabay

- Professor! Você colocou o arquivo lá no Classroom? - Pergunta o aluno.

- Coloquei sim! João - O professor afirma.

- Mas Professor, não está não! - Duvida o aluno.

- Tem certeza? - Questiona o professor.

- Tenho - O aluno com toda certeza.

- É verdade, não está, mas já vou colocar de novo.


Esse diálogo virou rotina no dia a dia dos professores e alunos em tempos de pandemia, seja pela falta de treinamento com a plataforma, seja por erro da internet ou pelos dias tão corridos que às vezes esquecemos de fazer as tarefas que se acumulam em nosso diário mental. A plataforma do Google que auxilia a vida acadêmica da UFF e de outras instituições que centralizam as aulas, os arquivos, provas e trabalhos. 

E com esse intuito o nosso blog resolveu fazer uma pesquisa de satisfação para entender como os alunos avaliam o serviço do Google Classroom.


Quanto o ambiente do Google Classroom ajudou no andamento do período especial? 



Foto: Arquivo: graf1


Nesse gráfico é possível observar que houve uma boa avaliação da plataforma no desenvolvimento dos estudantes e das atividades acadêmicas. O site conta com várias funcionalidades que são facilitadores como a possibilidade de abrir debates, provas e links.

Qual é a média de satisfação em relação a utilização dos professores no Google Classroom?

Foto: Arquivo: graf2

No gráfico acima analisamos que o desempenho dos professores é regular, pois existem professores ótimos com tecnologias e outros nem tanto, e isso influencia diretamente na utilização da plataforma e no desempenho do aluno.

Você acha que o Google Classroom pode ser utilizado em períodos de aulas presenciais?

Foto: Arquivo: graf3


Neste último gráfico fica evidente que o sistema funciona e que é de grande auxílio, tanto que a maioria dos alunos considera que pode ser utilizado em períodos de aulas presenciais. Então, a resposta é que o Google Classroom é um mocinho anti herói, ele tem muitas vantagens, porém, às vezes, ele nos deixa na mão. 


Comentários

  1. Oi, Hevertton. A frase "A plataforma do Google que auxilia a vida acadêmica da UFF e de outras instituições que centralizam as aulas, os arquivos, provas e trabalhos." no primeiro parágrafo ficou me parecendo que faltou um complemento. Ela sozinha não fez sentido.
    Acho que as reflexões acerca da resposta dos estudantes poderia ser mais profunda, talvez com uma adição da fala desses estudantes. Achei a reflexão superficial e que as funcionalidades do classroom poderiam ser melhor explicadas. Por últimos, há alguns errinhos de pontuação.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito massa a ideia de trazer uma reflexão sobre o meio que a gente mais tem utilizado ultimamente, só que eu acho que seria mais interessante se você incorporasse os dados no texto ao invés de "apontar" para a imagem (exemplo, ao invés de escrever "como você pode ver no gráfico abaixo" ou "na imagem acima", você poderia só transcrever o que estava na imagem "segundo a pesquisa tal, tantos por cento"). A ideia da utilização de um recurso visual foi boa, mas nesse caso eu acho que comeu um pouco do texto. Também fiquei confusa a respeito do diálogo no começo, achei dispensável no lead.

    ResponderExcluir

Postar um comentário