Juffbox

 Juffbox e sua importância artística musical dentro do espaço acadêmico

Por Laura Furtado

foto:instagram@juffbox.uniteve

      A Juffbox é um programa musical autoral pensado pela equipe da UNITEVEUFF no qual músicos da comunidade UFF podem divulgar seu trabalho musical. Seu principal objetivo é produzir gravações audiovisuais de qualidade e criar um espaço para esses artistas dentro da comunidade acadêmica.

      Devido à pandemia, o trabalho foi paralisado, pois não foi possível ter contato com a equipe de bolsistas e estagiários. As gravações foram interrompidas e não foi possível ter acesso aos 7 episódios que já haviam sido gravados no ano de 2019. Ao final de novembro, o programa voltou suas atividades, exibindo 1 dos 7 episódios produzidos antes da pandemia.

     O primeiro episódio foi exibido no dia 24 de novembro e contou com a partição do cantor e compositor Tiago Rosas, graduado em cinema pela UFF. Rosas apresentou composições próprias de seu álbum “Crenças e Tramas”, combinando harmonias e melodias de rock, blues e jazz.

 

       O compositor destacou a importância do JUFFBOX na difusão do trabalho de pequenos artistas, além de ressaltar sua importância para a valorização artística no contexto político atual:

“Há alguns anos o país vinha ampliando lentamente sua ideia de cultura e arte. Infelizmente o governo atual vem tomando a direção oposta deste rumo, recolocando o artista num lugar meramente mercadológico e submisso às grandes empresas que financiam suas obras. Valorizar o artista seria valorizar a educação e a cultura, que andam juntas, isso não ocorre no Brasil atual.”

       Dentro do cenário político atual, onde não há o incentivo a arte, ciência e música, iniciativas como a JUFFBOX no espaço acadêmico torna-se extremamente importante para a resistência.


Comentários

  1. Gostei muito da escolha da pauta porque eu, pessoalmente, não conhecia a Juffbox e é muito legal saber que existe um projeto como esse valorizando os pequenos artistas e lhes dando oportunidade. Gostei também da forma direta que a matéria foi feita, sem enrolação para o assunto.
    Senti falta apenas dos links para a gente poder acompanhar o programa musical. De resto, meus parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário