Por Alice Arueira
Foto: imagem do blog UFFestival das Emoções, 2021.
O evento cultural e artístico, realizado pela primeira vez e de forma remota através das redes sociais, tem o intuito de reunir e expor as produções dos alunos da Universidade, especialmente no período de isolamento social. O festival é fruto da parceria entre o Núcleo de Pesquisas sobre Psicanálise, Conflitos e Música (PSICMÚSICA) com o Fórum de Ações Coletivas em Saúde Integral (FACES) e outras organizações da universidade e de saúde mental. Aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro, com a pretensão de se tornar anual, possibilitando trocas de experiências no campo das emoções e indo além da formalidade das atividades acadêmicas.
A concepção do festival veio da necessidade de valorização das obras artísticas no ambiente acadêmico, que muitas vezes prioriza a produção racional. Danieli Machado, professora do departamento de Segurança Pública da UFF e líder do PSICMÚSICA, participou diretamente na criação e realização do projeto e narra como foi o processo: “Em uma reunião com os membros do FACES, sugeri que pudéssemos realizar uma atividade que valorizasse a produção artística da comunidade uffiana. A equipe gostou da ideia e juntos começamos a pensar no I UFFestival das Emoções. Sempre, em minhas disciplinas, eu sugiro aos alunos que eles produzam algo que não aponte apenas para o universo da racionalidade. Muitas vezes, na academia, nós somos orientados a apresentar trabalhos que produzem muito sofrimento psíquico, inclusive entre os alunos." E completa, afirmando que a essência da ideia do Festival é valorizar a arte, a reconhecendo como parte dos sujeitos, mesmo no campo da ciência, visto que emoções também são reveladas na escolha dos objetos de pesquisa.
Depois do ano de 2020, momento marcado pelas dificuldades da pandemia da COVID-19 e a implementação do ensino remoto na UFF, pôde-se constatar, de forma mais evidente, a necessidade humana de fazer e consumir arte de diferentes maneiras. Dessa forma, o evento contemplou produções realizadas exclusivamente no período de isolamento social, traçando um panorama das emoções dos participantes em relação ao contexto.
Nesse sentido, a aluna Luiza Soares, criadora do perfil no Instagram @is.lunart e participante do I UFFestival das Emoções, relata que "a pandemia refletiu na arte de quase todos os artistas, eles colocaram nas suas obras a atual situação e os seus sentimentos [...] Esse é um momento muito delicado e difícil pra saúde mental das pessoas, e acredito que a arte e a cultura servem muito como um refúgio. É uma maneira de você se expressar." Sob a mesma perspectiva, a professora Danieli ressalta o propósito do Festival de valorização das produções, principalmente nesse período de pandemia com muitas mortes e perdas, trazendo a arte como pulsão de vida.
A realização do projeto se deu através de postagens nas mídias sociais Instagram, YouTube e no Blog durante os três dias do festival. Os alunos interessados inscreveram trabalhos inéditos e originais no edital do Festival, que poderiam ser imagéticos, multimídias ou literários.
Como resultado, foram publicadas mais de quarenta artes, entre elas a da Luiza, que conta: "Eu gostei muito da experiência, foi a primeira vez que participei de algo do tipo, de um festival. Sempre fiz arte pra mim mesma, mas depois que a pandemia começou, comecei a produzir mais, e foi quando criei coragem para começar um Instagram só para compartilhar isso com amigos e familiares. O festival foi uma oportunidade de sair um pouco da minha bolha, deixar outras pessoas se conectarem com a minha arte produzida na pandemia, e não só a minha."
O festival contou, além do PSICMÚSICA e o FACES, com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES), Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), Felicidade Interna UFF (FIU) e o projeto de extensão “Cooperação UFF-CVV Comunidade Niterói – 2021. As produções reunidas podem ser conferidas nas redes sociais do FACES (Fórum de Ação Coletiva em Saúde Integral) no Instagram @facesuff, do PSICMÚSICA (Núcleo de Pesquisas sobre Psicanálise, Conflitos e Música) no Instagram @psicmusica.uff, assim como no Blog "UFFestival das Emoções".
Muito legal esse projeto. Parabéns para os organizadores e parabéns para Luiza Soares. Continue se expressando.
ResponderExcluirA arte existe para que a realidade não nos destrua.
Friedrich Nietzsche