Opção Consultoria, formada até então por estudantes de economia, inicia processo seletivo para levar capacitação profissional a estudantes de jornalismo e publicidade
Por Mayra Castro
Foto: Instagram (@opcaoconsultoria)
“Nossa missão é proporcionar aos alunos a experiência profissional, através da vivência e da realização de projetos que visam impactar o meio social”. Esta frase - escrita na aba “quem somos” do site oficial da Opção Consultoria - resume a proposta desta empresa júnior (EJ), gerida por graduandos em economia da UFF. Mas será que esse objetivo é cumprido na prática? Para responder a essa pergunta, acompanhamos um grupo de estudantes no primeiro processo seletivo para entrada de alunos de comunicação social na empresa, que se iniciou no dia 15 de janeiro e teve suas últimas etapas no início de março.
Surge a ideia
De acordo com Artur Santos, diretor de projetos da Opção Consultoria, a ideia de abrir vagas para alunos de comunicação social foi pensada para aumentar o número de membros da empresa, que era baixo com apenas os graduandos em economia. Ele acrescenta: “Vejo esse processo com muito bons olhos visto que conseguimos relacionar duas áreas completamente diferentes e aprimorar ainda mais os processos da empresa. Além disso, como todos somos estudantes, essa ideia favorece muito a criação de novas amizades com cursos diferentes, algo que não é tão fácil de se fazer”.
Para Ingrid Botti, diretora de gestão de recursos, esse processo é interessante tanto para os graduandos em comunicação, quanto para a empresa, que possui serviços de marketing muito bem estruturados e apresentou em 2020 um panorama de venda com cerca de 30% dos projetos relacionados a essa área comercial. “Dentro da empresa júnior, os futuros jornalistas e publicitários poderão assumir muitas responsabilidades, como executar atividades internas e projetos para empresas reais. Ter essa experiência na faculdade é uma ótima maneira de construir um currículo e se preparar para situações e demandas da sua carreira profissional. [...] Se você for parar pra pensar, a maior parte dos alunos vai construir carreira em uma empresa privada. Por isso, faria muito sentido ter uma experiência com foco empresarial e não somente acadêmica.” diz Ingrid.
Entram os jornalistas e publicitários em formação
Seja a partir de amigos do curso de economia ou da divulgação no instagram do DACO (Diretório Acadêmico de Comunicação Social), alunos de comunicação entraram em contato com a Opção Consultoria e tiveram a oportunidade de participar do processo seletivo.
O que chamou a atenção de Taís Aparecida, estudante de jornalismo da UFF, foi a possibilidade de entender melhor a área de marketing, além de poder enriquecer seu currículo, já que o mercado de trabalho demanda cada vez mais dos comunicadores.
Já Alexandre, também de jornalismo, disse que estava tendo dificuldades em captar e aprender os conteúdos do seu curso por conta do ensino remoto e por isso começou a procurar alternativas para ganhar experiência na área, aprendendo com a prática. “É uma empresa júnior, a galera ali também tá na faculdade, vai ser o momento de você errar, sabe? De você aprender, de você lidar com esse vocabulário de empresa, com as reuniões, prazos ‘pra’ entregas de tarefas, essas coisas assim. Então seria um ganho enorme”, relata Alexandre. Para ele, mesmo que não passe no processo seletivo, a experiência já está sendo enriquecedora.
O processo seletivo
Após fazerem a inscrição, os estudantes passaram por uma prova (com questões de lógica, matemática e marketing), por uma dinâmica em grupo com perguntas sobre os participantes, um plano de sobrevivência com um caso a ser resolvido e uma entrevista individual. Em seguida, avançaram para a última fase do processo seletivo, o trainee, e foram divididos em três grupos com diferentes demandas. Taís explica que “um pouco da ideia desse trainee é a gente olhar ‘pra’ uma marca, ver o que tá faltando ali e acrescentar aquilo”.
O conhecimento em prática
Foto: Instagram (@opcaoconsultoria)
Apesar das diferentes áreas, os futuros economistas, jornalistas e publicitários concordam que a empresa não apenas proporciona aos estudantes a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade, como também permite que desenvolvam novos saberes e habilidades técnicas que vão além do conteúdo de seus cursos. “Por exemplo, os trainees receberam o acesso ao acervo de cursos on-line da Opção Consultoria que vai muito além de conteúdos de comunicação. Todos os membros efetivos da empresa são capacitados em Excel, VBA e Power BI, através de uma parceria que temos”, explica a diretora da gestão de recursos.
Artur conclui: “O conhecimento não se limita somente à faculdade. Muitas das coisas que fizemos aqui foram para além do que já aprendemos na UFF [...]. É importante esclarecer que a EJ auxilia muito no amadurecimento dos estudantes, junto a melhora de algumas dores, em especial as apresentações”.
O processo de trainee dos estudantes de comunicação foi concluído no sábado, dia 13 de março, e eles aguardam para saber se serão efetivados na Opção Consultoria, que já possui 21 anos de mercado, ganhou 7 premiações e trabalhou em mais de 150 projetos, funcionando como uma agência de consultoria empresarial.
Comentários
Postar um comentário