Em meio à pandemia da Covid-19, estudantes precisaram descobrir novas formas de se reunir. Saiba mais sobre as lives produzidas pela Atlética de Artes e Comunicação Social.
Por Natália Pereira
Foto: Reprodução Instagram/ @aacsuff
Em tempos de isolamento social, de inseguranças e de incertezas acerca de quando a vida voltará ao normal, os estudantes, principalmente calouros, necessitam de formas para se sentirem parte da atlética. Mas, em tempos de ensino remoto, é praticamente impossível promover uma recepção calorosa aos calouros, e até mesmo manter o ânimo. Por isso, os universitários tiveram que encontrar outros meios para se integrar e matar a saudade dos momentos na faculdade entre amigos.
A Twitch se tornou uma das maiores plataformas de streaming nos últimos tempos, disponível via app e website, é marcada pelo fácil acesso e pela facilidade de realizar as transmissões. Assim, a comissão da AACS UFF (Atlética de Artes e Comunicação Social da UFF), desde o início da quarentena, começou a promover lives, principalmente na Twitch e no Instagram, trazendo o calor da torcida universitária para dentro das telas de computador.
“O objetivo é manter as relações, do jeito que dá, com quem já é antigo e aproximar os calouros de como somos pessoalmente. Tudo online é muito frio, tentar passar essa recepção mais calorosa que acontece presencialmente é mais fácil com as lives, para os recém-chegados se sentirem mais à vontade,” disse Pedro Lima, integrante da atlética. Ele complementa dizendo ser muito importante até mesmo para que os novos alunos possam conhecer mais de perto a atlética e se sentirem parte dela.
De forma simples e lúdica, as lives voltadas para entretenimento são produzidas pelos próprios integrantes da atlética. Cada um fala do assunto que mais lhe interessa: “Eu amo falar sobre qualquer coisa, não é à toa que estudo jornalismo e estou numa atlética de comunicação. Mas o que eu mais gosto mesmo é sobre o BBB, ainda mais que é um projeto 100% meu, tenho um carinho a mais,” diz Pedro. O Big Brother tem rendido muito conteúdo, comentários e discussões desde que começou, assim, a AACS promoveu um bolão beneficente: quem participasse concorreria a prêmios e todo o valor arrecadado seria convertido em doações para a Associação Casa do Cão e Gato, em Niterói.
Foto: Reprodução Instagram/ @aacsuff
Por enquanto, o calendário das programações vai de acordo com a disponibilidade de quem vai estar à frente das lives e também da vontade dos espectadores. Na maioria das vezes, a escolha do conteúdo é feita no próprio Instagram da AACS, por meio de enquetes, por exemplo, o público define qual será o filme exibido naquele dia, mas em épocas de início de semestres, as lives são voltadas para integração com os novos calouros. Além disso, o que mais tem ganhado espaço no momento são assuntos como o BBB 21 e gameplays de diversos jogos.
Sentir saudades é inevitável, já são quase três semestres sem sentir o calor da mãe UFF, por isso, cada uma dessas ações para manter o contato com a universidade é bem recepcionada pela maioria dos alunos. Ainda não há planos de continuidade do projeto após a pandemia, Pedro comentou ser algo ainda apenas idealizado, uma vez que tudo depende da adesão das pessoas.
Para saber mais sobre a Atlética de Artes e Comunicação Social no Instagram: https://www.instagram.com/aacsuff/
Essa interação é ótima, gosto muito.
ResponderExcluir