Por Henrique Lima
Foto: Vitor Silva/ Botafogo
Botafogo é campeão Carioca 2021. No Estádio Nilton Santos, no dia 20 de março, o glorioso venceu o Fluminense na final pelo placar de 2x0 e sagrou-se campeão Carioca pela primeira vez, em novo projeto.
O time comandado pelo técnico Glauber Carvalho conquistou nove vitórias em dez jogos, fazendo 36 gols, obtendo uma média de 3,6 por partida e sofrendo apenas três tentos. Foi com essa campanha que venceram por 3 x 0 o Vasco da Gama nas semifinais e chegaram para disputar a final com a equipe do Fluminense. O glorioso foi a campo decidido a vencer e levar o troféu para General Severiano.
No primeiro tempo o Botafogo foi bastante superior, mas o gol foi sair só nos acréscimos, aos 47 minutos. Káren aproveita falha da goleira e empurra para o gol depois de escanteio cobrado por Chaiene.
Foto: Vitor Silva/ Botafogo
No segundo tempo o tricolor até tentou o gol, mas parou em Rubi, a goleira e capitã do glorioso que fez um excelente campeonato. Vivian, a “Rainha dos Clássicos” também fez o seu nome e não perdoou. Em batida de falta pelo lado direito de ataque, a dez alvinegra acertou um lindo chute e ampliou o placar. Depois dos dois gols, as alvinegras controlaram a partida até o apito final e soltaram o grito de “É campeão!”
Rose de Sá, gerente de futebol feminino do Botafogo, conta que estará realizada quando consolidar a equipe na A1, fizer o torcedor se apaixonar ainda mais pelo feminino, vê-los nos estádios incentivando e empurrando a equipe a para vitória. O Botafogo vem mostrando um bom futebol ao longo das competições que disputou, mas isso não é o bastante para a gerente, que diz sempre “querer mais”. Para Chaiane, meia do glorioso, a glória veio devido ao trabalho firme da equipe: “Acredito que vínhamos numa crescente. Um grupo bastante motivado por grandes coisas nesse ano”.
Os torcedores alvinegros mostram-se muito contentes com o futebol feminino. Para Daniel de Paula, torcedor do Botafogo: “Elas estão trazendo mais felicidade que o masculino”, e ainda complementa: “Têm muita garra e dedicação, isso é bacana, estão honrando o Botafogo”.
Além disso, os perfis que cobrem as gloriosas têm grande importância dentro de campo: “As meninas conseguiram chegar até a final do Brasileiro A2, conquistando o vice-campeonato e logo em seguida o título inédito do estadual. A cobertura fez toda a diferença até mesmo para mostrar para elas o quanto a torcida estava apoiando-as.”, disse Júlia Camacho, fundadora do perfil BotaPress. Fora de campo, a mídia alternativa consegui atrai mais público: “Com o cenário atual do futebol masculino, o torcedor viu a necessidade de torcer por algo melhor, e a partir do momento que a mídia independente trás o futebol feminino, mostrando o que as meninas viam conquistando a cada dia, o torcedor abraçou de forma incrível.” completa Júlia.
A equipe feminina agora tem seu foco todo voltado para o Brasileirão A1. O Botafogo entra em campo dia 18/04, às 15h, no Estádio Nilton Santos, contra a equipe do Bahia. As equipes se enfrentaram recentemente, pelas semifinais do Brasileirão Série A2, e as gloriosas levaram a melhor: 1x1 no Rio de Janeiro e 2x1 na Bahia, resultando em um placar agregado de
3x2 para o time carioca.
Comentários
Postar um comentário