Da avenida aos gramados: Império Serrano Esporte Clube disputará a Série C do Campeonato Carioca

Do casamento entre samba e futebol nasceu o mais novo clube de Madureira.

Por Yasmin Ramalho


Foto: Flávio Rossi/ Agência Globo


Futebol e carnaval sempre foram uma das paixões de muitos brasileiros e, agora, esses admiradores ganharam mais um motivo para comemorar: a fundação do Império Serrano Esporte Clube. O time que teve origem na escola de samba de Madureira, zona norte do Rio de Janeiro, promete dar show também nos gramados da série C do Campeonato Carioca.

Marcelo Mariano, treinador e árbitro com passagens pelo Madureira, América e Bangu, conta que a seleção do elenco foi pensada de forma a equilibrar a idade dos jogadores mais jovens e a bagagem daqueles com mais vivência nos gramados. “Precisávamos ter uma espinha dorsal com jogadores experientes; um goleiro, um zagueiro, um volante, um meia, um atacante com bastante experiência e colocando os jogadores mais novos para compor o elenco, aliando assim velocidade e experiência”, contou o técnico do Império Serrano.


Os jogadores mais jovens, em sua maioria, têm passagens pelas categorias de base de diversos clubes brasileiros como o Grêmio, Fluminense e Vasco, possuindo assim uma certa experiência em disputar campeonatos. Além disso, jovens da comunidade da Serrinha e bairros vizinhos também possuem a oportunidade de completar o elenco e agora encontram uma chance de driblar as desigualdades e alçar voos cada vez mais altos à medida em que ganham mais visibilidade e atenção dos cariocas.


Paulinho, meia-atacante da equipe com vasta vivência fora do país, chega para somar. Nascido e criado no Rio de Janeiro, recebeu uma proposta para jogar no Japão enquanto fazia parte do Centro de Futebol Zico (CFZ). A permanência no país oriental durou oito anos e rendeu outras experiências. “Tive uma breve passagem nas Ilhas Maldivas onde eu não sabia que existia futebol, mas logo descobri que a pequena população de lá é apaixonada pelo esporte e encontrei com alguns brasileiros que hoje estão jogando o Campeonato Carioca. Como costumo dizer: o mundo do futebol é muito pequeno”, relatou o meia-atacante.


Após ser transferido para Portugal, Paulinho também sentiu os reflexos da pandemia do novo coronavírus e decidiu retornar ao Brasil, onde foi convidado a fazer parte do projeto. “As expectativas são as melhores possíveis, poder voltar a jogar no meu país, fazer parte do Império Serrano EC. Só me resta trazer toda a experiência que tive nos meus anos fora do Brasil, agregar com os jogadores que estão aqui e dar o meu melhor para conseguir o nosso objetivo que é o título da série C”, disse.


Toda a preparação do elenco está sendo realizada em parceria com a Universidade Castelo Branco, que disponibilizou suas instalações no campus de Realengo para sediar os treinos. Contando com academia, duas piscinas, sala de vídeo, campo, quadra de futsal coberta, espaço para fisioterapia, entre outros, a equipe dispõe de uma gama de facilidades que ajudarão no preparo para a estreia no Cariocão contra o Búzios no dia 22 de maio de 2021, em Cabo Frio. 


O Reizinho de Madureira também conta com algumas ferramentas de divulgação e marketing visando fortalecer sua própria identidade e proporcionando um contato próximo com os admiradores e torcedores. Entre elas está o programa de sócio da escola. Através de planos de fidelidade que variam entre R$ 25 e R$ 80 mensais, os sócios ajudam também a apoiar o clube profissional recém-criado. A loja oficial do Império Serrano no Madureira Shopping é uma grande aposta de visibilidade, lá torcedores podem encontrar artigos da agremiação e os uniformes do time de futebol.


Com a empolgação dos dirigentes, as ações da tradicional escola de samba estão impactando a comunidade de foliões, e, principalmente, transformando vidas. Dessa forma, fortalecem a própria identidade e promovem um importante sentimento de pertencimento tão necessário aos clubes que hoje em dia são marcados pelas movimentações de grandes montantes financeiros e muitas vezes se esquecem do lado humano.


O casamento entre samba e futebol deu certo em outros momentos no futebol do Rio de Janeiro, e, nos dias atuais, o Império Serrano sonha em conquistar mais uma avenida no coração dos cariocas.


Comentários