Confucius Classroom: Uma parceria para a expansão do estudo da língua e cultura chinesa na universidade

 A união entre a UFF e HNU favorece a aproximação com a cultura chinesa.

Por Samara Barboza


Foto: Divulgação / UFF


O papel da China no contexto político e econômico global impacta diretamente a comunicação internacional, expandindo cada vez mais a demanda pelo aprendizado da língua chinesa. Sabendo disso, a Universidade Federal Fluminense disponibiliza o ensino do idioma para seus alunos desde 2019. Através de uma parceria com a Hebei Normal University (HNU), a UFF passou a fazer parte de um seleto grupo de universidades que possuem o Confucius Classroom.


O Confucius Classroom (CC) é resultado de um objetivo em comum de aproximação do Brasil e da China por meio da disseminação da cultura chinesa. A parceria surgiu de um acordo entre as duas universidades, sob tutela do Hanban, setor do governo chinês responsável pela promoção da língua e cultura chinesa no mundo. Segundo Vitor Ierusalimschy, coordenador do CC-UFF, a instituição é fundamental para a aproximação cultural das sociedades globais com a China, além de ter como objetivo principal, não só o ensino do idioma, mas também a aproximação e respeito cultural.


Visando fortalecer essa maior proximidade, o CC-UFF também criou um curso de cultura chinesa. Ministrado pela diretora e professora Ana Qiao, os alunos têm a possibilidade de explorar elementos tradicionais do país e com esse novo conhecimento aprofundar os estudos no idioma. Vitor conta que essas novas descobertas despertam o interesse dos alunos por diferentes aspectos culturais.


"Nossos estudantes tornam-se, ao longo do curso, cada vez mais engajados e apreciadores desses elementos. Adquirem uma percepção de mundo mais ampla e consciente”, afirma Vitor. “Muitos dos alunos buscam um contato ainda mais aprofundado com a cultura ao estudá-la, muitas vezes, ingressando em artes marciais chinesas, aprendendo instrumentos tradicionais, praticando pintura e caligrafia.”


Além disso, esses novos conhecimentos podem garantir ao estudante não só crescimento pessoal, mas também novas oportunidades internacionais, como é o caso da competição Chinese Bridge. Lá, os alunos do Instituto Confucius e Confucius Classroom demonstram seu domínio da língua e competem em etapas nacionais e, posteriormente, em território chinês. Além do idioma, os alunos também apresentam um talento relacionado à cultura. Vitor define  a competição como acima de tudo uma celebração da cultura chinesa e do esforço e dedicação dos alunos. Vale lembrar que o CC-UFF tem histórico pela competição, ao ter enviado alunos em 2019.


Pelo aprendizado com direito a diploma oficial reconhecido pelo Ministério da Educação da China, há diversas oportunidades para bolsas em cursos de capacitação no país. Assim como oportunidades no mercado de trabalho internacional, o domínio do idioma é um grande diferencial e abre portas para empresas importantes.


“Um aluno com domínio da língua chinesa tem, primeiramente, acesso direto ao maior 

parceiro comercial do Brasil no mundo. [...] As empresas chinesas estão constantemente em busca de brasileiros capacitados em língua chinesa para atuarem como intermediários, negociadores e parceiros internacionais.”, explica o coordenador do Confucius Classroom. “Tratando-se da esfera acadêmica, [...] abre portas também para muitas bolsas em cursos de capacitação na China no âmbito da pós-graduação, além de atuação acadêmica enquanto docentes e pesquisadores.”,


O ensino do CC-UFF contempla quatro dos seis níveis do modelo de HSK, o teste oficial de proficiência em língua chinesa, tendo a duração de seis semestres. O curso, que devido a pandemia, está funcionando de forma remota, possui turmas em horários flexíveis e as vagas são abertas em todo o final de semestre para estudantes e funcionários da UFF, assim como para a comunidade externa - Niterói e outras cidades -. Para mais informações acesse: http://centrodelinguas.uff.br/confucius/

Comentários

Postar um comentário