A Universidade Federal Fluminense (UFF) abriu mais de quatro mil vagas no segundo processo seletivo do Sisu
Por Kézya Alexandra e Thainá Feijó
Foto: Retirada do site https://infoenem.com.br/
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação, durante o governo Lula (PT) e está em funcionamento desde janeiro de 2010. O programa é a porta de entrada dos estudantes nas principais Universidades públicas do país – dentre elas, a UFF –, através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Enem é popularmente conhecido como uma prova que exige muito dos estudantes, desde a dedicação com os estudos – muitas vezes para além da escola –, o esforço físico, até o psicológico de cada um. Durante a pandemia, por conta da suspensão das aulas presenciais, as dificuldades dos alunos em ano de vestibular ficaram ainda maiores. É o que afirma Rafaela Marques, caloura do curso de Jornalismo da UFF, “acho que a minha experiência em ‘estudar’ e fazer o ENEM durante a pandemia foi tão caótica que, por mais que eu tivesse todos os meios para estudar, a minha mente simplesmente não deixava, o que resultou em muita terapia e um resultado que poderia ser bem diferente se estivéssemos vivendo em condições normais”.
Depois de todos os desafios para estudar e fazer o Enem, é a hora do Sisu. O processo de inscrição é bem simples: o candidato precisa acessar o site do sistema com o login e a senha fornecidos na inscrição do Enem e, automaticamente, sua nota é recuperada pela plataforma. Depois, basta escolher o curso e a modalidade de concorrência. Geralmente, as universidades oferecem vagas para modalidade de ampla concorrência, que abrange todos os alunos que fizeram o vestibular em questão, e vagas reservadas para ações afirmativas.
Com quatro dias de duração, as notas são atualizadas a cada 24 horas. Depois do segundo dia, o site calcula e divulga a nota de corte de cada curso. Ao fechar o primeiro processo, publica o resultado da chamada regular, na qual são contemplados os estudantes que atingiram a nota de corte prevista. Depois desse momento, é só comemorar, como relata Rafaela: “Na hora eu demorei para raciocinar, mas depois eu chorei, pulei e fiquei muito feliz, porque depois de tudo o que tinha acontecido nesse último ano eu finalmente tinha entrado na faculdade e estava feliz com a minha escolha!”
Foto: Arquivo pessoal de Rafaela Marques, caloura de Jornalismo da UFF
A UFF costuma oferecer, por ano, nove mil vagas. Para o Sisu do segundo semestre de 2021, a UFF disponibilizou mais de quatro mil vagas para os cursos de graduação. No ano de 2019, a quantidade era superior, passando de cinco mil. Os números de 2021 não eram esperados, visto que a Universidade não convocou todas as listas de espera do primeiro semestre. No começo do ano foram feitas apenas duas chamadas, quando o costume era chamar até a quinta. A justificativa da UFF foi a adequação ao calendário escolar, que foi atrasado pela pandemia. No meio do ano, o calendário segue se ajustando e, junto ao corte no orçamento que sofreu, pode ter sido a razão do menor número de vagas também.
Divulgação das vagas de 2019.1 pelo Instagram
Foto: Instagram oficial da UFF / @uffoficial
Divulgação das vagas de 2021.2 pelo Instagram
Foto: Instagram oficial da UFF / @uffoficial
Um outro ponto falho da UFF no SISU é a falta de divulgação. O segundo processo seletivo é pouco comentado pelas redes sociais da Universidade, como aponta a aluna do curso de Publicidade e Propaganda, Vitória Brunkhorst: “Quando eu pensava na possibilidade de colocar a UFF, eu não tinha como primeira opção justamente por não conseguir achar tantas informações sobre. Achava muito complicado e as coisas muito ocultas! Até hoje acho que não tem tanta divulgação assim, elas acontecem mais pelos próprios alunos /veteranos mesmo.”
Apesar desses empecilhos, a UFF continua sendo calorosa na recepção dos novos alunos. Mesmo em tempo de pandemia, as coordenações dos cursos, as atléticas e os professores se organizam para dar boas vindas aos estudantes e tirar as possíveis dúvidas dos mesmos. O professor do Departamento de Comunicação Social, Pedro Aguiar, contou que foi oferecido aos docentes cursos de capacitação para o ensino remoto, a fim de ajudá-los a adaptar as aulas à nova realidade. “Queremos que, apesar da distância física, os estudantes desenvolvam um senso de pertencimento à universidade”, ele diz.
O jornalista falou também sobre a emoção de lecionar para os alunos iniciantes. “É uma recarga de energia, porque as turmas de primeiro período entram com todo gás, com muita disposição, muita curiosidade. Tudo é novidade pra quem acabou de chegar, então as perguntas são muitas e são inesperadas [...] como também dou aula mais para o final do curso, vou ver de novo essas mesmas pessoas lá adiante, como aprenderam, amadureceram e cresceram profissionalmente. É prazeroso demais testemunhar essa evolução.”
Já a integração dos calouros é prioridade dos veteranos, que ficam responsáveis por procurar por eles e realizar o tradicional trote. Desde o segundo semestre de 2020, essa interação tem sido feita através das telas. Os veteranos se reinventaram e colocaram a criatividade em prática para não deixar esse momento tão especial passar em branco. A aluna de Publicidade e Propaganda da UFF, Isis Terciano, que se tornou veterana com a chegada dos novos alunos ao curso, conta que na sua vez essa troca foi muito importante para ela, porque a permitiu conhecer mais a faculdade e fazer amizades. Agora, na posição de veterana, espera que seus calouros tenham a mesma oportunidade.
A Universidade Federal Fluminense é uma das mais procuradas e com um dos maiores números de candidatos inscritos nos processos seletivos. Apesar dos cortes de verbas e da desvalorização do ensino superior público no Brasil, a UFF segue no ranking das melhores universidades do país e sendo referência nacional em diversas áreas de conhecimento. Atualmente, é composta por mais de 57 mil alunos que, assim como os novos que chegaram, escolheram uma universidade que não só oferece excelência técnica e acadêmica, como também o apoio e o cuidado necessário durante toda sua formação universitária.
Linda de mamãe!! 😍
ResponderExcluirMeu orgulho todinho esse menina <3
ResponderExcluirque orgulho ❤
ResponderExcluir