Os motivos e as medidas para o retorno seguro dos estudantes nas salas de aula
Por Júlia Zanon
Foto: Secretaria de Educação de Niterói
Com o início da pandemia de Covid-19, a prefeitura de Niterói interrompeu as aulas presenciais e iniciou um programa de aulas remotas aos alunos da Rede Pública. Entretanto, desde o início do segundo semestre de 2021, as aulas presenciais voltaram em formato híbrido no município fluminense. Para que seja possível esse retorno de forma segura, diversos protocolos estão sendo colocados em prática para que alunos, professores e funcionários se mantenham seguros e saudáveis.
Devido ao isolamento social, as aulas da Rede Municipal de Niterói passaram a acontecer em formato virtual. Os alunos e professores se encontravam por vídeo chamadas e os materiais eram disponibilizados em um caderno com atividades pedagógicas e no portal educacional. Já em 2021, a Secretaria de Educação relatou que foi criado o “Niterói em Rede”, uma plataforma pedagógica que se tornou o principal canal de contato entre profissionais e alunos. “No ambiente virtual de aprendizagem, educadores e estudantes se encontram de forma síncrona ou assíncrona, além de disponibilizarem conteúdos como textos, links, vídeos, áudios e imagens.”
Apesar disso, de acordo com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Educação de Niterói, o retorno das aulas presenciais será importante para evitar a evasão escolar. “De acordo com relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o número de alunos brasileiros que abandonaram as escolas neste período foi de 1,38 milhão. Isso está fortemente relacionado ao afastamento do estudante em relação ao ambiente escolar, professores e amigos”, relataram. Além disso, outras medidas serão tomadas para evitar futuros casos de evasão. Visando isso, a Secretaria aderiu ao Busca Ativa Escolar, programa que mapeia alunos que estão fora das escolas e, assim, pensar em estratégias eficazes de combate ao abandono escolar.
Ao serem questionados a respeito das medidas preventivas de contágio, a Assessoria de Comunicação contou que a retomada será feita de forma gradual: “O nosso cronograma de volta às aulas segue rigorosamente os protocolos de saúde determinados pela Secretaria Municipal de Saúde, o que inclui o distanciamento, o uso de máscaras, a higienização constante das mãos, revezamento entre os alunos e redução da carga horária diária, dentre outras medidas.”
Foto: Secretaria de Educação de Niterói
Além disso, é importante ressaltar que as escolas passaram por reformas para modernização dos seus ambientes, visando esse retorno dos estudantes. Tais reformas, que tiveram início em março deste ano, tinham o objetivo de melhorar a infraestrutura, a sanitização e a limpeza das escolas. De acordo com o site da Secretaria de Educação, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Lizete Fernandes Maciel, por exemplo, passou por obras de ampliação e ganhou mais quatro salas e banheiros.
Até o momento, 66 escolas já adotaram o ensino híbrido e foram reabertas. Ainda há escolas que não retomaram com aulas presenciais e o ensino totalmente à distância para alunos e famílias que optarem por não se expôr ao vírus continua sendo oferecido.
Achei muito TOP
ResponderExcluir