Niterói intensifica campanha de vacinação para frear avanço da variante Delta

Prefeitura estuda criar 'Cartão Verde' com o intuito de liberar a circulação de pessoas vacinadas 

Por Thallys Pereira


Foto: Prefeitura de Niterói


A população idosa de Niterói voltou a marcar presença nos postos de vacinação contra a Covid-19, desta vez para garantir a terceira dose da vacina. A prefeitura iniciou na última quarta-feira (1) uma campanha para incentivar pessoas acima de 90 anos a reforçarem a imunização com a dose de reforço. A medida visa conter o avanço da variante Delta, que já representa 89% dos casos de coronavírus no Estado do Rio. 


Com a agilidade na criação de um novo calendário para a terceira idade, Niterói tornou-se a primeira cidade fluminense a iniciar a aplicação da terceira dose da vacinação. No feriado de 7 de setembro, a prefeitura disponibilizou três locais de vacinação para imunizar pessoas acima de 85 anos. 


O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, veio a público explicar a importância de garantir a terceira dose para conter o avanço da Delta.


— Estudos mais recentes confirmam que, com cerca de 6 meses, os idosos têm redução no nível da imunização. Por isso, é importante reforçar a proteção nesse público, já que a vacina aumenta consideravelmente a quantidade de anticorpos neutralizantes e garante mais proteção.


Adolescentes de 12 anos também compareceram às unidades de saúde no feriado para garantir a primeira dose da Pfizer, único imunizante autorizado pelo Ministério da Saúde para ser aplicado em pessoas de 12 a 17 anos. Com isso, Niterói já vacinou 82,2% da população geral com a primeira dose. 


Agora, a cidade está em repescagem contínua. A prefeitura tem o desafio de localizar e convocar as pessoas que tomaram a primeira dose, mas ainda não buscaram a segunda. Nesta terça (6), apenas 63,4% dos adultos e 47,8% da população geral estavam com a imunização completa.


Um decreto publicado no final de agosto determinou que todos os servidores da cidade devem se vacinar contra a Covid-19. A medida determina que os funcionários que negarem a imunização podem sofrer sanções previstas em lei, uma vez que o ato se caracteriza como falta disciplinar.


Na semana passada, a Câmara Municipal aprovou em primeira discussão o Projeto de Lei 318/2021, que cria um cartão de imunização para pessoas vacinadas. Batizado de ‘Cartão Verde’, o projeto tem por objetivo viabilizar a retomada à normalidade para os cidadãos vacinados. A ideia é criar condições adequadas para a participação da população em eventos culturais, esportivos e de entretenimento. Se o texto for aprovado, apenas pessoas imunizadas poderão realizar atividades de lazer na cidade. 


Com o avanço da variante Delta no Rio de Janeiro, outros municípios do estado tambpestão tomando iniciativas para conter o fluxo de pessoas não-vacinadas. A partir do dia 15/09, a capital carioca passará a exigir um comprovante de vacinação em estabelecimentos e outros locais de uso comum.


Comentários