Dezembro de futevôlei: Niterói sedia campeonatos mundial e nacional do esporte

 Por Alex Martins 





Foto 1: Bola de Futevôlei e vista da Praia de Icaraí.

Reprodução: Portal ESPM



Entre os dias 4 e 12 de dezembro, a cidade de Niterói voltará suas atenções para a praia de Icaraí, onde serão sediados grandes campeonatos de futevôlei. Deixarão sua marca na areia da cidade sorriso o Mundialito de Footvolley de Seleções – competição mundial que reunirá alguns dos melhores atletas do mundo na modalidade – e o Team Águia Footvolley Cup (TAFC) – principal evento de futevôlei nacional. Além disso, o Niterói Open – importante competição destinada a atletas amadores – realizará sua primeira etapa unificado com o tradicional Circuito Futevôlei Niterói, o qual retorna ao cenário do esporte após interromper suas atividades por quase dois anos devido à pandemia de COVID-19. Diante de eventos de relevância internacional, Rebeca Cabral, aluna do CT Calvet Footvolley localizado na praia de Icaraí, retrata um pouco da expectativa de quem pratica o esporte na região:


 “Eu acho que estimula muito [ter os campeonatos na cidade], traz visibilidade para o esporte que ainda é novo na cidade e, tendo dois campeonatos grandes por aqui, vai estimular muita gente a jogar e trazer maior visão aqui para Niterói. [...] E os profissionais que vão jogar vão estar vendo as categorias de base, que são os iniciantes, o qualify, e também quem não for jogar que também é profissional e vem ver, conhece os CTs aqui da praia de Icaraí.”, relatou em entrevista ao Alô, Gragoatá!.


Foto 2: Flyer de divulgação do evento TAFC

Reprodução: Via Instagram TAFC


Serão dois fins de semana seguidos em que os fãs do esporte, jogadores e moradores da região poderão acompanhar campeonatos de altíssimo nível, com ótimos atletas e uma excelente estrutura. O TAFC é o responsável por iniciar a maratona de futevôlei na cidade nos dias 3, 4 e 5 de dezembro com a realização do TAF28 etapa Niterói/RJ, a sua edição de número 28. A etapa estava planejada para ocorrer na Arenas EVO em Lauro de Freitas, na Bahia, mas teve sua alteração divulgada em 12 de novembro através do Instagram oficial do torneio. Em vídeo publicado na plataforma, Anderson Águia, atleta profissional multicampeão brasileiro e mundial da modalidade, e organizador da competição, atribui a necessidade da mudança a um impasse com o até então operador local. Como solução para a manutenção do calendário e com uma estrutura inédita, Niterói será a sede onde na sexta-feira (3) irão acontecer as partidas das categorias Qualify masculino e feminino, Aprendiz, além de Convidados. No sábado (4), será a vez do Pro masculino e feminino, Iniciante e Master. Já no domingo (5), acontecerão as partidas da categoria Intermediário e as finais do Pro masculino e feminino, encerrando os primeiros dias de atividade na cidade. 




Foto 3: Flyer de divulgação do evento Mundialito de Futevôlei.

Reprodução: Via Instagram Mundialito de Footvolley.


No fim de semana seguinte, será a vez do Mundialito de Futevôlei e o Niterói Open marcarem presença em Icaraí e continuarem o espetáculo. Com início na sexta-feira (10) e término no domingo (12), o Mundial contará com a participação de diversos atletas profissionais vindos de vários países para disputar o torneio. Até o momento em que esta matéria está sendo produzida, 8 países confirmaram presença na modalidade masculina, são eles: Angola, Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Peru e Uruguai, mostrando a forte presença da cidade de Niterói no cenário do futevôlei mundial. O evento terá transmissão ao vivo pelo SporTV com cobertura jornalística antes e depois da competição que, por sua vez, contará com uma incrível estrutura que proporcionará a oportunidade de atletas amadores jogarem em uma arena de nível mundial. Isto acontecerá porque, em parceria com o Mundialito, o Niterói Open fará suas finais na mesma arena. O torneio é encarado como “o maior evento amador de Niterói” porque, de acordo com os organizadores Yris Goulart, Ricardo Moura e Rubens Goulart, busca agregar as categorias amadoras, incentivando a participação de todos com foco maior nos iniciantes, considerados por eles a base, e tendo a categoria Open como uma referência para chegar nos níveis mais avançados.


“A gente sentiu a necessidade disso porque viu que muitas pessoas que praticavam, gostavam do esporte não queriam se divertir em competições com medo de passar vergonha, talvez, ou de se decepcionar e a gente veio com essa ideia, de estimular qualquer tipo de pessoa tanto do público masculino quanto feminino a jogar um torneio de futevôlei.” – contou Ricardo.



                                              


Foto 4: Flyer de divulgação do evento Niterói Open. 

Reprodução: Via Instagram Niterói Open


A primeira etapa do Niterói Open será nos dias 11 e 12 de dezembro. No primeiro dia (11), participarão as categorias Escolinha e Iniciante, enquanto, no segundo (12), Misto Open e Open. A organização enaltece a estrutura feita em parceria com o Mundialito, entendendo que colabora com seus objetivos de, além de desenvolver um ambiente propício para o envolvimento dos participantes, criação de laços e amizades, proporcionar a oportunidade da prática do esporte em excelentes condições. O evento que nasceu a partir da necessidade vista por Yris e Ricardo de um campeonato em que jogadores amadores não se sentissem inibidos ou tivessem medo de participar, tomou forma contando, já na sua primeira edição, com parceiros como o TAFC, que disponibilizará um stand durante sua etapa na cidade destinado a inscrições para o Niterói Open. O torneio, que estreia em uma semana cercada pelo esporte, eleva suas expectativas e de seus participantes para o que pode acontecer durante sua realização, como relata Yris ao confirmar sua alta expectativa para o evento e o incentivo aos atletas que competirão tendo suas referências no esporte jogando ao lado, na arena que eles mesmos podem jogar chegando às finais.


“Motivação não vai faltar. Com muita gente vendo, todo mundo quer jogar bem, quer se dedicar e a premiação é bem alta também, então motiva cada vez mais jogadores a dar o melhor de si e tentar ganhar o campeonato.” – relatou Raphael Mesquita, aluno iniciante do CT Calvet Footvolley.


A partir desta edição, os planos ambiciosos do torneio visam fazer seu nome para buscar objetivos ainda maiores como entrar para o calendário nacional de futevôlei de Niterói, cumprindo pelo menos 3 etapas anuais para elaboração do seu ranking de atletas. Com isso, acrescentar a modalidade feminina às categorias de disputa e, principalmente, fomentar a prática do futevôlei para todos, inclusive ao incluir gratuidades ao projeto. Tanto os atletas de todas as categorias como o público terão a oportunidade de presenciar um marco histórico da cidade que irá respirar futevôlei nas primeiras semanas de dezembro. Os grandes eventos proporcionarão dias de muito esporte e integração, como afirma Ricardo Moura, enriquecendo cada vez mais Niterói.


“Quem vier aqui, quem estiver passando aqui, não vai ter jeito, vai parar, vai olhar, vai querer participar, vai querer interagir. Então quem quiser já se programar para vir, eu tenho certeza que não vai se arrepender. Vai ser um dia, se Deus quiser, de muito Sol, de muito futevôlei em altíssimo nível. [...] A gente vai ter arquibancada disponível para todo mundo que quiser sentar, acompanhar, torcer para os seus amigos, familiares ou apenas torcer pelo futevôlei, então a gente espera que seja um dia muito rico, de muito futevôlei, muita alegria e muita amizade entre todo mundo do futevôlei, que é o que a gente propaga.”

Comentários

Postar um comentário