O Itacoatiara Pro 2022 receberá campeonatos nacionais e internacionais de diferentes modalidades esportivas, além de shows de diversos artistas
Por Luana Rafael
Após dois anos de pandemia, durante o mês de Junho, Niterói será palco do que promete ser o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil. Com 26 modalidades esportivas, exposições culturais, apresentações artísticas e ações socioambientais, o evento gratuito acontecerá em nove locais da cidade.
Desde 2012, Niterói sedia o tradicional circuito brasileiro de bodyboard, mas esse ano também contará com o mundial da categoria, atraindo atletas de mais de 20 países. Além disso, o Itacoatiara Pro também terá provas de canoa havaiana, surf, vela, mountain bike downhill, parapente e skate.
Foto 1: Itacoatiara Pro 2022
Reprodução: Facebook (Itacoatiara Pro)
Grande nomes do esporte estarão presentes, como o surfista Gabriel Sampaio, que falou sobre o evento: “A expectativa pro campeonato ‘tá’ bem grande, o Itacoatiara Pro sempre foi um momento bem especial pro pessoal de Niterói, [...] nos últimos 10 anos a praia toda sempre se reuniu para torcer pelos locais. Esse ano vai ser bem legal por eu estar participando do evento e por ter tantas modalidades, então estou bem feliz de poder estar competindo”.
Foto 2: Gabriel Sampaio surfando em Itacoatiara
Reprodução: Tony D’Andrea
Gabriel se destacou no final do mês de Maio, ao surfar o que pode ter sido a maior onda do Brasil - 7 metros, na praia de Itacoatiara: “Esse ano a temporada já começou pegando fogo aqui e depois dessa minha onda ter repercutido tanto, é um momento bem maneiro pra mim; ainda mais sendo tão próximo do campeonato, porque aumenta a confiança. Meu objetivo é estar focado, estou torcendo para que tenha uma condição boa, esse mês de Junho, é um mês muito bom para Itacoatiara [...] então tem tudo pra ser um campeonato muito maneiro”, contou.
Com belas paisagens e vocação natural para os esportes, pela primeira vez Niterói traz um festival desse porte, reunindo tantas competições. “Eu acho que Niterói sempre teve um potencial muito grande em relação aos esportes e também em relação à arte, que é o caso do evento, [...] então é um momento muito especial pro cenário brasileiro, porque antigamente a gente só via eventos como esse na Califórnia, na Austrália e estar participando de um desse nível, no Brasil e ainda mais na minha cidade, realmente é um marco muito importante, algo muito especial de se estar vivendo”, relatou o surfista niteroiense.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, comentou sobre o retorno de um evento desta proporção na cidade: “Depois de dois anos do período mais duro da pandemia, é uma alegria poder realizar um evento esportivo deste porte em Niterói. Sugerimos aos organizadores que incluíssem na agenda modalidades como o downhill e também ações sociais e de conscientização ambiental, ampliando ainda mais o leque desse megaevento esportivo e trazendo um legado importante para a nossa cidade. Ações como essa promovem a prática esportiva, reforçam a questão ambiental, cultural e ajudam a fomentar o setor de turismo e a economia do município”.
Durante os fins de semana de Junho, serão mais de 20 atrações musicais, com artistas já consagrados e grupos locais. Moradora de Niterói há 22 anos, Júlia Miranda esteve no primeiro dia de shows: “Eu gostei muito do evento, achei que foi muito bem organizado, a estrutura estava legal, o palco estava iluminado. Eu gostei muito, também, por ser um evento de graça, totalmente democrático, aberto, que todo mundo podia participar e com vários artistas muito interessantes. [...] Que eu lembre, eu nunca tinha participado de um evento assim, eu achei muito interessante porque valoriza a nossa cidade, valoriza a praia de Itacoatiara, une esporte, cultura, arte. Uma proposta bem diferente e interessante”.
Foto 3: Atleta de bodyboard do Itacoatiara Pro
Reprodução: Tony D’Andrea
Passada a segunda etapa do Circuito Brasileiro de Bodyboard - que foi até o dia 5 - a quarta etapa do circuito mundial, o Itacoatiara Pro Bodyboard World Contest, acontecerá do dia 6 ao dia 16 de junho. Já de 17 a 22, será a vez do surfe, ambas as competições realizadas na praia de Itacoatiara. Também no dia 5 de junho, a praia de Itaipu recebeu o Itacoatiara Pro V1, competição de Canoa Havaiana.
O Mountain Bike Downhill terá uma etapa estadual entre os dias 11 e 12, no Parque da Cidade, que também será o local de início da prova de parapente, que acontecerá nos dias 18 e 19 de junho.
Também nos dias 18 e 19, acontece a etapa do circuito niteroiense de Skate, no SkatePark Carlos Alberto Parizzi, em São Francisco. Já a prova de skate desenhada pelo campeão Bob Burnquist será realizada nos dias 25 e 26 de junho, mesmos dias em que acontecerão as regatas de vela na enseada de São Francisco. As informações sobre inscrições, bem como, sobre os locais das disputas e a programação cultural podem ser vistas no site itacoatiarapro.com.br.
Comentários
Postar um comentário