Alunos do Instituto Árvore de Bons Frutos trazem medalhas do Oriente Médio para a cidade
Por Lucas Borges
Entre os dias 11 e 19 de novembro foi realizado o Abu Dhabi World Pro, um dos mais renomados campeonatos de jiu-jitsu no mundo, que envolve a participação de diversos lutadores de todas as idades espalhados pelo mundo. No meio de alguns deles, a cidade de Niterói viu seu nome atingir o topo nas categorias infantis e juvenis através de alunos do Instituto Árvore de Bons Frutos, um projeto social que abrange a luta como principal meio de inclusão para estudantes de escolas públicas da cidade.
Ao todo, 5 alunos do projeto terminaram a competição no pódio: as meninas Laura Borges [11] e Laura Sofia [10] conquistaram o ouro após lutas duríssimas; Levy Nascimento [13] levou a prata na sua categoria e Rafaela Pontes [14] e Lucas Brasil [14] ficaram com o bronze. Além do mérito de conquistar uma medalha no outro lado do mundo, os alunos também foram destaques como Jovens Embaixadores de Turismo, mostrando a beleza de Niterói. Em entrevista ao “Alô, Gragoatá!”, Levy se demonstrou feliz pela oportunidade. “Tenho o sentimento de gratidão de poder ir lá em Abu Dhabi e representar a cidade de Niterói, pois não é qualquer pessoa que tem uma oportunidade como essa. Foi uma experiência incrível para mim poder lutar com pessoas de outros lugares e saber que sou capaz de conquistar meu objetivo, o primeiro lugar do pódio.”
Foto 1: Alunos que disputaram a competição pelo Instituto Árvore de Bons Frutos
Reprodução: Instagram/@institutoabf
O Instituto Árvore de Bons Frutos é uma organização sem fins lucrativos que existe desde 2021, em parceria com a Neltur e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói, levando as artes marciais e a integração entre o esporte e a educação para estudantes da rede pública de ensino niteroiense. “Nós temos a oportunidade de oferecer não só um jiu-jitsu de alto rendimento, mas um jiu-jitsu educacional. Me sinto muito feliz em ver as crianças seguindo o caminho que elas escolhem seguir”, disse o professor Cleber Borges, o idealizador do projeto.
O World Pro de Abu Dhabi existe desde 2009 e teve a sua décima quarta edição ocorrendo na Mubadala Arena, que costuma receber eventos de jiu-jitsu e também shows e eventos de entretenimento. No ranking da competição, que conta com diversas subdivisões, o Brasil tem mais de 100 lutadores figurando no top-10 das categorias faixa preta, somando o masculino e o feminino. E o ainda garoto Levy já sonha em ver seu nome nessa lista: “Pretendo alcançar os maiores títulos do jiu-jitsu no nível profissional. É um sonho que estou disposto a realizar. Pretendo viver do esporte, alcançar títulos e poder ajudar muitas pessoas.”
Foto 1: Levy Nascimento, de kimono azul, exibindo a medalha de prata
Reprodução: Instagram/@levy.nascimento_bjj
O ano de 2022 foi grande para o Instituto Árvore de Bons Frutos, e Cleber Borges já prevê tempos ainda melhores: “É a lei da semeadura, tudo que você semeia você colhe. E isso é só o começo, a gente está apenas na ponta do iceberg. Tem muita coisa boa para vir no ano de 2023 e eu creio que, em parceria com a Prefeitura de Niterói, vamos colher muitos títulos para nossa cidade.” O instituto fica localizado na Rua Craveiro Lopes, 433, em Barreto, bairro de Niterói. Mais informações sobre o projeto podem ser encontradas aqui.
Comentários
Postar um comentário