Campanha Solidária é destaque nos 449 anos de Niterói

Cidade Sorriso festeja seu aniversário promovendo a segurança alimentar e nutricional da população


Por Sthefany Pereira


Foto 1: Alimentos doados para a Campanha Niterói Solidária em abril de 2021. Reprodução: Internet



Embora o foco principal do público esteja voltado para os shows comemorativos, a Prefeitura de Niterói está organizando uma campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene em novembro, mês em que o município comemora mais um ano de história. 


A Niterói Solidária é uma iniciativa que começou durante a pandemia de Covid-19, que é coordenada voluntariamente pela primeira-dama da cidade, Christa Vogel. Por meio de chamamentos públicos dirigidos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SMDH), Organizações da Sociedade Civil (OSCs) puderam fazer a inscrição para receber os benefícios. Naquele momento, os materiais estavam sendo recolhidos em postos de vacinação. 


Em 2022, a Campanha Solidária continuará atendendo as famílias niteroienses por meio de ações semelhantes à que foi realizada na pandemia. Em entrevista, a Prefeitura informou: “O aniversário de Niterói será comemorado durante todo o mês de novembro com eventos culturais em diversas regiões da cidade. Para ajudar quem mais precisa, a Prefeitura vai colocar pontos de coletas para doação de alimentos não perecíveis nos locais dos eventos.” Os alimentos arrecadados no decorrer da comemoração serão doados para pessoas em vulnerabilidade social e alimentar.


A Prefeitura ainda relatou como as doações para a Campanha podem ocorrer: “No Theatro Municipal, a retirada dos ingressos deverá ser feita na bilheteria no mesmo dia da programação, mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível para a campanha.” 


O movimento realizará coletas durante os eventos nas praias de Piratininga e São Francisco. Estas serão destinadas ao Banco de Alimentos Herbert de Souza, projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, contemplando cerca de 23 instituições inscritas. O público atendido é composto por crianças, adolescentes, adultos, idosos e famílias pré-cadastradas mensalmente. Estima-se que as organizações ajudem, de forma direta e indireta, quase 2.600 pessoas. 

Foto 2: Arrecadação de alimentos no Teatro Municipal, 22 de novembro de 2022. Reprodução: Arquivo pessoal



Sobre a importância da campanha para os moradores da cidade que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, Christa Vogel disse que fica emocionada ao ver as doações chegando às famílias e que espera a colaboração do povo: “Contamos com a ajuda e empatia de cada um durante os eventos do aniversário da nossa Niterói”.


O suporte oferecido para os núcleos familiares da cidade serão importantes para a continuidade do desenvolvimento social, econômico e a manutenção de políticas públicas em combate à fome. Uma vez que, de acordo com a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN), 33,1 milhões de brasileiros vivem com insegurança alimentar. Ou seja, não têm acesso à alimentação adequada, conforme a necessidade nutricional.  


De acordo com o  Índice de Desenvolvimento Humano, indicador que mede a qualidade de vida em uma cidade, Niterói ultrapassa a capital do Rio de Janeiro e apresenta alto desempenho. Isto com base na última pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para o levantamento, são utilizados os critérios de longevidade, educação e renda. O número comprova a preocupação do município com o bem-estar da população, que está na dianteira em relação a outras cidades brasileiras, desenvolvendo políticas públicas e ações que podem servir de espelho para o resto do país no combate às desigualdades sociais latentes na realidade brasileira.


Estímulo econômico


Os microempreendedores e comerciantes locais também poderão vender mais no mês de novembro. Segundo o prefeito de Niterói, Axel Grael, os vinte dias de show poderão impulsionar os setores de comércio regional.


O economista Matheus Dias concorda: “Shows gratuitos geram circulação de pessoas na região, essa atração do público pode ser maior do que a média daquela região para a época do ano, causando um aumento na demanda de bens e serviços.” Com a visita turística e a circulação intensa da própria população, o comércio passa por um momento de alta na receita, rendendo mais devido aos grandes eventos. Contudo, o economista aponta que o efeito não deve ser duradouro, pois a expectativa é de que as atividades de venda voltem ao normal no final do mês de novembro.

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