Alunos de comunicação se juntam em defesa da volta do DACO
por Giovana Rodrigues
Na busca por atender às demandas dos graduandos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda
da Universidade Federal Fluminense (UFF), o DACO - Diretório Acadêmico de Comunicação
Social - é um tipo de associação formada pelos alunos e para os alunos. Inativo desde o ano de
2016, o diretório foi reestruturado por uma nova gestão que tomou posse no dia 3 de julho de
2019.
Mediante à falta de representação discente dentro do departamento de comunicação social e
da conjuntura política enfrentada no Brasil, um grupo de estudantes cursando Jornalismo e Publicidade em diferentes períodos se uniram em prol do retorno do DACO. A chapa
formada por estes alunos, que sentiram a necessidade de alterar o cenário no qual só os
professores tomavam as decisões relacionadas aos cursos, foi a única que se candidatou ao
processo de eleição. A posse do grupo foi validada com 181 votos, o que representou 40% do
corpo estudantil de comunicação.
Atender às necessidades dos graduandos como alunos e indivíduos é uma das principais
propostas do diretório. Pensando nisso, esta associação se organiza em quatro setores -
Finanças e estruturas, Assuntos acadêmicos, Comunicação e Cultura - projeta eventos para a
comunidade estudantil e utiliza mídias sociais como o Facebook e, principalmente, o Instagram
para divulgar informações. Dentre essas, a questão das atividades complementares e
projetos de extensão são destacadas.
O primeiro evento do DACO, “Formei! E agora?”, foi realizado no dia 22 de agosto e contou
com a presença de ex-alunos da UFF que falaram sobre o mercado de trabalho na área de
comunicação. O próximo evento será o workshop de Adobe Illustrator “Faz uma arte aí”, que visa
capacitar os alunos a manipular os principais softwares gráficos. As 15 vagas disponibilizadas
já foram preenchidas e o curso ocorrerá nos dias 10, 12 e 17 de setembro.
Para mais informações, acesse as mídias sociais do DACO:
Comentários
Postar um comentário