DACO ressurge após 3 anos de inatividade

Alunos de comunicação se juntam em defesa da volta do DACO
por Giovana Rodrigues

Imagem de divulgação usada na página do Instagram do DACO: @daco.uff
  Na busca por atender às demandas dos graduandos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Federal Fluminense (UFF), o DACO - Diretório Acadêmico de Comunicação Social - é um tipo de associação formada pelos alunos e para os alunos. Inativo desde o ano de 2016, o diretório foi reestruturado por uma nova gestão que tomou posse no dia 3 de julho de 2019.

  Mediante à falta de representação discente dentro do departamento de comunicação social e da conjuntura política enfrentada no Brasil, um grupo de estudantes cursando Jornalismo e Publicidade em diferentes períodos se uniram em prol do retorno do DACO. A chapa formada por estes alunos, que sentiram a necessidade de alterar o cenário no qual só os professores tomavam as decisões relacionadas aos cursos, foi a única que se candidatou ao processo de eleição. A posse do grupo foi validada com 181 votos, o que representou 40% do corpo estudantil de comunicação.


Membros do DACO

  Atender às necessidades dos graduandos como alunos e indivíduos é uma das principais propostas do diretório. Pensando nisso, esta associação se organiza em quatro setores - Finanças e estruturas, Assuntos acadêmicos, Comunicação e Cultura - projeta eventos para a comunidade estudantil e utiliza mídias sociais como o Facebook e, principalmente, o Instagram para divulgar informações. Dentre essas, a questão das atividades complementares e projetos de extensão são destacadas.

  O primeiro evento do DACO, “Formei! E agora?”, foi realizado no dia 22 de agosto e contou com a presença de ex-alunos da UFF que falaram sobre o mercado de trabalho na área de comunicação. O próximo evento será o workshop de Adobe Illustrator “Faz uma arte aí”, que visa capacitar os alunos a manipular os principais softwares gráficos. As 15 vagas disponibilizadas já foram preenchidas e o curso ocorrerá nos dias 10, 12 e 17 de setembro.

Para mais informações, acesse as mídias sociais do DACO: 

Comentários