Responsável por ser um grande incentivo ao esporte, o complexo esportivo da UFF depende de maior investimento para crescer
por Carlos André de Oliveira O ditado popular diz que o que realmente importa não é ganhar, mas sim competir com todas as suas forças e dar o seu melhor. Para que seja possível competir é preciso treinar e, para isso, é necessário um espaço apropriado. A Universidade Federal Fluminense, não dispõem de muitos locais para o desenvolvimento dos esportes, mas isso nunca foi grande empecilho. O espaço de maior destaque da é o campo de futebol e a quadra coberta que localizam-se no campus Gragoatá e estão disponíveis para todos os alunos que queiram se exercitar.
Apesar de sua grande importância para a universidade, o futuro dos espaços esportivos podem estar ameaçados pela falta de recursos destinada às universidades pelo atual governo, é o que afirma o coordenador do curso de Educação Física, Luís Tadeu. O campo de futebol foi criado na década de 80, mas era bem diferente do atual. “Originalmente era um campo com duas quadras a céu aberto, mas houve rachaduras no concreto delas”. As quadras ao ar livre eram pouco usadas pois ficavam expostas às intempéries. Decidiu -se então, pela substituição por uma quadra coberta. Além disso, existe uma piscina que é utilizada para competições de natação.
![]() |
Campo original antes da reforma |
O campo de futebol surgiu de uma forma improvisada. O local em que ele está atualmente, era uma área aberta e os alunos que entraram em meados dos anos 2000 começaram a usá-lo para jogar futebol, partimdo disso, houve a concretização da criação do campo. Nem mesmo a piscina estava lá originalmente, no princípio havia dois campos de areia em que se podia jogar vôlei de praia. Luís conta que a piscina é mais utilizada pelos cursos de Direito e de Medicina. Por outro lado, o campo de futebol é curiosamente o menos utilizado dos três, explica.
O campo só pode ser utilizado 16 horas por semana, mais que isso e a grama seria danificada, esse tempo é usado quase exclusivamente pelo próprio curso de Educação Física, pela atlética do curso e, em eventos especiais, pelos times de futebol e Rúgbi da cidade de Niterói. Os demais cursos e atléticas usam a quadra coberta. Para o acesso à quadra, basta ir à coordenação do curso de Educação Física e marcar um horário que esteja disponível.
O diretor do curso de Educação Física garante que existem planos para ampliar os espaços esportivos, mas que isso permanece incerto em virtude do momento de escassez de verba na universidade pública. Existe o objetivo de criar um campo de grama sintética, além dos projetos para a criação de uma quadra de tênis feita de asfalto, uma quadra de basquete, outra de badminton e refazer a quadra para o vôlei de praia.
Mesmo com as limitações impostas pelo orçamento reduzido da universidade, o campo e a quadra parecem cumprir seu papel de incentivar a prática de esportes pelos universitários, “Eu acho o campo bom considerando o que tem disponível”. Comenta Pedro Caldas Esperon Carvalho, aluno do 6° período do curso de Biologia.
Comentários
Postar um comentário