Mostre-se UFF: da universidade para a universidade


Conheça a exposição de talentos da instituição fluminense
por Fátima Moraes




Mostre-se UFF, evento realizado pelos alunos de hotelaria, ocorre no dia 8 de outubro no bloco A do Gragoatá. O intuito do projeto é conceder a oportunidade para estudantes das mais diversas áreas exporem seus trabalhos.

Surgido como forma de avaliação da disciplina de Planejamento e Organização de Eventos, a iniciativa foi elaborada no primeiro período de 2019, porém, teve sua realização somente em 2019.2. "Após o pontapé inicial da matéria, o foco foi dar visibilidade aos alunos da UFF que possuíssem algum tipo de talento e não tinham oportunidade de demonstrar para o público. A ideia era fazer um evento da UFF para a UFF." Explica a diretora da exposição, Michaella Brito. 

A organização do projeto é feita por 22 alunos da disciplina de Laboratorio de Eventos. Dentre eles, há estudantes não só da hotelaria, mas também de outros cursos, como turismo e produção cultural. Os participantes contam com a tutoria da professora Cláudia Morais e o apoio do professor Fábio Passos, a fim de integrar toda a comunidade universitária.

A infraestrutura também contou com a idealização dos discentes, estes são responsáveis por detalhes como o layout, a reserva do local, decoração, aluguel de equipamentos, etc. "A ideia era que [o evento] fosse em um espaço com muitos passantes, para que mesmo que aqueles que não estivessem lá especialmente pelo evento, pudessem ver e participar, tornando o dia dos alunos mais divertido entre uma aula e outra.", acrescenta a diretora.

Quanto a seleção das atrações, Michaella explica que a proposta era buscar uma grande variedade de temas. Estes variam desde apresentações musicais, passando pela venda de alimentos, até a exposição de artes manuais. O único critério levado em conta foi o vínculo com a UFF. "Teremos aproximadamente 30 expositores de diversas áreas, como bordado, dança, canto, tatuagem, mágica..." informa.

Embora o evento conte com grande adesão de artistas da universidade, não há previsão de que haja uma sequência.. "Inicialmente não há essa ideia, mas quem sabe um dia teremos a segunda edição do Mostre-se…", conclui a diretora do projeto.

Comentários