O esporte universitário no cuidado com a saúde mental


Veja como atividades físicas ajudam a combater depressão e ansiedade
Por Ana Flávia Rodrigues

Fonte: Revista Beat

A presença de transtornos psicológicos entre estudantes é cada vez mais frequente. Por isso, o Alô, Gragoata realizou uma pesquisa com alunos da UFF a fim de entender a causa de tais problemas. A pesquisa aponta que, para a maioria dos participantes, a universidade é um meio competitivo e pouco acolhedor, o que agrava os quadros de depressão e ansiedade. O caminho que muitos deles escolheram para aliviar o estresse cotidiano foi a prática de esportes com as atléticas. 

“Cursei 3 períodos de matemática, não aguentei a pressão do curso e fui obrigado a trancar pra não cometer suicídio. Mudei para educação física justamente por conta das vantagens que a atividade física tem sobre a mente”, reconheceu um dos estudantes que compartilha da mesma sensação de mais de 70% dos participantes da pesquisa, que afirmam passar por algum tipo de transtorno psicológico. E mais: entre eles, quase 90% incluem a universidade como agravante.  



O esporte se tornou uma das alternativas mais populares para “fuga” das tensões do cotidiano porque, como alguns dos entrevistados disseram, trata-se de uma espécie de “válvula de escape”. “É um dos únicos momentos que eu consigo esvaziar minha cabeça de tudo e só pensar no que ‘tô’ fazendo dentro de quadra, jogando o que amo e me divertindo de verdade”, contou outro participante da pesquisa, que vê nos treinos e nos jogos uma forma “mais intensa”, nas palavras dele, de alívio do estresse. 



Quando atividades físicas são feitas, o organismo libera serotonina, um hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Assim, mesmo que o corpo tenda a estar cansado, com a prática diária de exercícios, a disposição aumenta e a vulnerabilidade, tristeza e nervosismo diminuem consideravelmente. Sendo assim, tirar um tempo para praticar esportes não só auxilia na saúde física, como impulsiona bons resultados no cotidiano, seja nos estudos ou na relação com outras pessoas. 



*Caso esteja passando por um momento difícil, não hesite em procurar ajuda. Converse com um profissional do Centro de Valorização da Vida (CVV) pelo telefone 144 ou pelo site http://www.cvv.org.br/site/index.php O serviço está disponível 24 horas por dia.

Comentários

  1. Subtítulo: "Dados da pesquisa que revelou a alternativa que boa parte dos estudantes encontrou para sobreviver à pressão da universidade diariamente" por "Veja como atividades físicas ajudam a combater depressão e ansiedade"

    Primeiro parágrafo: troquei "participantes" por "alunos", para facilitar a leitura. Troquei "A pesquisa feita pelo Alô Gragoatá aponta que, para a maioria dos participantes, a universidade é um meio competitivo e pouco acolhedor, o que agrava os quadros de depressão e ansiedade" por "Por isso, o Alô, Gragoata realizou uma pesquisa com alunos da UFF a fim de entender a causa de tais problemas. A pesquisa aponta que, para a maioria dos participantes, a universidade é um meio competitivo e pouco acolhedor, o que agrava os quadros de depressão e ansiedade".

    Segundo Parágrafo: No "mudei", que vinha após uma vírgula, troquei essa por um ponto. Troquei "incluem a universidade aos agravantes" por "incluem a universidade como agravante".

    Quarto Parágrafo: troquei "Assim, mesmo que o corpo tenda a estar cansado, a disposição para as práticas diárias aumenta e a vulnerabilidade à tristeza e ao nervosismo, por exemplo, diminui consideravelmente" por "Assim, mesmo que o corpo tenda a estar cansado, com a prática diária de exercícios, a disposição aumenta e a vulnerabilidade, tristeza e nervosismo diminuem consideravelmente".

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da ideia do texto e da maneira que foi feito, com pesquisas e elaboração de gráficos para ajudar o leitor. Está bem escrito e não fiz grandes alterações pois não achei necessário, já que dava para ter uma boa leitura e manter a identidade do autor.
    Ass: Felipe Teófilo

    ResponderExcluir

Postar um comentário