Pesquisa em Publicidade Social ganha proporção na UFF


LACCOPS é o laboratório que promove o diálogo entre sociedade e acadêmicos
por Karine Bittenbender

Foto: LACCOPS

“Escolhi fazer publicidade porque eu entendia que através disso era possível mobilizar e tornar visível as principais urgências das questões sociais”, afirma o professor Pablo Nabarrete, coordenador pedagógico do LACCOPS (Laboratório de Pesquisa em Comunicação Comunitária e Publicidade Social).

O LACCOPS possui ênfase, sobretudo, nas ações de publicidade social. Para isso, tem parceria com o LAPECCOS (Laboratório de Pesquisa em comunicação comunitária e saúde coletiva) e o LECC (Laboratório de estudos em comunicação comunitária), além de contar com a presença de pesquisadores de graduação, pós-graduação e egressos da comunidade não acadêmica.

Com isso, alia o poder da comunicação para promover trabalhos de interesse da sociedade acadêmica e civil. As principais abordagens ocorrem com produções que contam com as técnicas da comunicação publicitária, atendendo aos interesses dos movimentos sociais que pretendem dar voz às necessidades da comunidade.

Dentre essas questões pensadas para o trabalho do LACCOPS, está presente a forte ideia de consolidar a área da comunicação comunitária, segundo as palavras de Pablo: “o intuito (do projeto) é trabalhar a potência que há na área da comunicação e utilizar isso para o interesse comunitário, promover a expansão da publicidade comunitária, e tornar público questões que são de interesse público. É o processo inverso ao da hegemonia. Nós trabalhamos para que a sociedade abrace a causa que é de interesse comunitário.” Além disso, a pesquisa do LACCOPS também alimenta a agência experimental da UFF, a AÊUFF, através de projetos de extensão.

O laboratório promove o encontro Mobilize-se em que um dos fundamentos centrais é criar a interlocução entre a comunidade civil e acadêmica. O evento que costumava acontecer anualmente até 2018 teve seu modelo ajustado às necessidades e carências da organização. Agora, a realização ocorrerá em anos intercalados. A inauguração do evento foi em 2016, variando as temáticas a cada ano. Na última edição, abordou-se Publicidade Social, Emergência e Urgência. O evento aberto à comunidade tem oficinas de caráter prático, diz Pablo: “o último teve oficina de produção de vídeo com o uso do aparelho celular, atuação nas redes sociais e oficina de Fake News com o membros de movimentos sociais que atuam no Complexo da Maré.”

O LACCOPS ainda conta com a disciplina do GECCOPS (Grupo de Estudos em Comunicação Comunitária e Publicidade Social) desde 2014: “ (a disciplina) funciona como atividade de extensão também, porque está ligada ao laboratório. Trabalhamos no GECCOPS, neste ano, as questões de competência crítica em informação. O paralelo disso na comunicação é a literacia mediática ou leitura crítica da mídia, além de pesquisarmos sobre algoritmos. Tudo isso, sempre em diálogo com o que se trabalha no laboratório.” conclui o professor.

Para mais informações:

Comentários