O projeto é uma iniciativa que visa atender às demandas dos estudantes e conter a evasão universitária
por Giovana Rodrigues
![]() |
Fonte: Facebook |
Oferecida por estudantes de cursos de pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Tutoria de Comunicação Social e Jornalismo é um programa que visa apoiar os alunos do primeiro ao terceiro período. Iniciado no ano de 2018, o projeto foi proposto pelos coordenadores Adilson Cabral e Larissa Morais a fim de amenizar os problemas de evasão universitária nos cursos de comunicação.
A equipe do programa é formada por dois tutores que são selecionados anualmente por meio de uma prova voltada para alunos de pós-graduação. A Tutoria Acadêmica de 2019 é composta por Adrian Busch e Lorena Ruyz. Segundo Lorena, “a ideia é promover uma maior interação dos alunos com o espaço do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) e encorajá-los a participar ativamente de tudo o que acontece”.
A Tutoria se dispõe ao dialogo com os alunos para atender as suas possíveis demandas, além de criar eventos que contribuam não só para uma melhor relação do graduando com a universidade, mas também para o seu futuro como profissional. Em caso de qualquer dúvida sobre o ambiente acadêmico ou até falhas de comunicação com algum professor, o estudante pode recorrer à Tutoria por meio do e-mail ou Facebook. Além disso, de acordo com Adrian, as tutoras, sempre que possível, circulam pelo IACS para estarem presentes no caso de ocorrer algum problema.
No ano de 2019, as tutoras planejaram um tour pelo IACS em que levaram os alunos do primeiro período de Jornalismo e Comunicação Social para conhecer os estúdios, aparelhos e técnicos do campus. A equipe também organizou duas rodas de conversa e a palestra O caso Vaza-Jato: O Jornalismo no jogo da política, ministrada pela professora Sylvia Moretzson.
A primeira roda de conversa contou com a presença de ex-alunos da UFF que falaram a respeito de suas experiências com o mercado de trabalho e sobre como aproveitaram as chances de bolsa e intercâmbio que a universidade oferece. A segunda propôs uma discussão acerca do tema Paulo Freire: reflexões sobre um legado em tempos de Fake News. Além disso, as tutoras afirmaram que outros eventos serão realizados até o fim desse ano.
No momento, a equipe está organizando um concurso cultural que selecionará dois alunos para cobrir o Festival 3I. Para participar, é preciso ser estudante de Comunicação Social ou Jornalismo da UFF, curtir a página da Tutoria no Facebook e mandar um vídeo de até 30 segundos falando sobre a importância de ser jornalista no contexto atual. Os vídeos devem ser enviados para o e-mail da Tutoria até o dia 5 de outubro e serão postados na página do Facebook no dia 7. Os vencedores serão os alunos que tiverem os vídeos mais votados.
Para mais informações, acesse:
Ou entre em contato com:
No terceiro parágrafo alterei o seguinte período: " se dispõe a dialogar" para "se dispõe ao dialogo"
ResponderExcluirAlém disso, retirei a crase antes do pronome possessivo "suas" no mesmo parágrafo.
Outra alteração foi em, "para se manterem por perto caso ocorra algum problema", fiz a substituição por "para estarem presentes no caso de ocorrer algum problema".
Ótimo! Só faltou o acento em "diálogo".
Excluir