Você já conhece o Museu do Ingá?



Herança do período imperial, casarão foi transformado num abrigo para arte popular brasileira

por Roberto Malfacini

Fonte: Site oficial do museu

O museu Janete Costa, localizado na Rua Presidente Domiciano 178-182 em São Domingos, é um grande acervo de arte contemporânea, localizado próximo da UFF. A criação do museu fluminense teve início no período da reformulação urbanística de Niterói. Formada pela UFRJ, a arquiteta pernambucana Janete Ferreira da Costa, membro ativo desse projeto, dizia admirar a arte por si só, e que “para entendê-la é preciso aprender a olhá-la”. Tendo em vista essa filosofia, começou-se a elaboração de um museu de arte popular na cidade. Antes de ver a sua vontade realizada, a renomada arquiteta de interiores faleceu e deixou como legado muitas obras artísticas em sua coleção.

Fonte: site oficial do museu

O Museu de Arte Popular foi inaugurado no dia 28 de Novembro de 2012, data em que se completaram quatro anos da morte da arquiteta. O imóvel era como dois sobrados geminados - duas casas com apenas o andar térreo. Durante a reforma, o filho de Janete e também arquiteto, Mario Costa Santos, descobriu que se tratava de uma casa única, que foi posteriormente dividida em arcos. Santos, então, mudou o projeto durante a obra para preservar os arcos e transformou as passagens entre os ambientes.

Dentro do terreno da casa foi construído um anexo que abriga um café, uma loja e a administração. "Ele é todo em alvenaria, para deixar bem à mostra o confronto entre o antigo e o contemporâneo, para ficar entendido o que foi feito hoje e o que já existia. É um museu às claras", explica Santos.

Fonte: site oficial do museu

O Museu teve em sua inauguração a exposição "Janete Costa - Um Olhar”, com a curadoria do filho de Janete. O objetivo da exposição foi proporcionar aos espectadores "um passeio pelo Brasil e sua diversidade, uma explosão criativa exposta num labirinto de obras de arte, onde cada peça surpreende e revela regionalidade, expressando a cultura e brasilidade”, como explica o curador. 

Fechado no início de 2013 para requalificação do espaço interno, o espaço cultural teve a sua reabertura em julho do mesmo ano com três exposições: "Cátedra de Pedro: As Medalhas Contam a História", "Santeiros Populares Paulistas" (ambas em homenagem à Jornada Mundial da Juventude) e "Contraponto", que reuniu 10 peças do artista popular de Búzios, Mudinho da Praia Rasa, em diálogo com 10 quadros da coleção do Museu Internacional de Arte Naïf.

Fonte: site oficial do museu

O espaço cultural também possui um ateliê para artistas populares, aberto à vista do público, além do glorioso espaço arquitetônico. O horário de funcionamento do museu é de terça á domingo das 10h às 18h. A entrada é franca.


Para mais informações acesse o site: http://www.culturaniteroi.com.br/janete/

Comentários

  1. As informações selecionadas para o texto são muito boas porém não foram muito bem organizaras no formato de matéria. Inverti períodos e reorganizei frases mas mantive a ideia. Atenção às expressões coloquiais e aos vícios de escrita. Estratégias argumentativas são boas mas, repetidas, deixam de ser estratégias.

    ResponderExcluir

Postar um comentário