Excesso de lixo na Praça Cantareira prejudica dia a dia da população

Por todo entorno da praça, há lixo espalhado

Por Ana Beatriz Lopes


A praça da Cantareira, localizada no Gragoatá, é um dos locais mais movimentados da cidade, atraindo um alto número de pessoas principalmente no horário de saída das aulas da Universidade Federal Fluminense. Com destaque para as quintas, última noite que a maioria dos estudantes passa em Niterói, tendo em vista a alta quantidade de moradores de outros municípios matriculados nos cursos da faculdade. Nos últimos meses, o índice de reclamação sobre o excesso de sujeira no local, aumentou, devido à grande quantidade de lixo jogado na região. “Passo por aqui todo dia por conta da faculdade e o lugar tá sempre sujo e com mal cheiro”, revela Brandon, estudante da UFF.

Observando o pequeno parquinho que a praça possui, é raro encontrar crianças brincando. Isso ocorre pela falta de manutenção do espaço. “Eu gosto desse local, mas o parquinho está muito abandonado, gostaria de poder trazer a minha filha aqui, porém nesse estado é impossível, ela pode até se machucar com os brinquedos enferrujados”, diz a dona de casa Carla.


Comerciantes locais revelam que grande parte da sujeira é por conta do descarte indevido dos próprios consumidores. “Trabalho aqui há um bom tempo e é sempre a mesma coisa, a maioria das pessoas comem e jogam as coisas no chão na maior falta de educação, o que dificulta a preservação da praça atraindo até ratos”, comenta Cida, uma comerciante local.

A população pede que manutenções, seja no parquinho com a troca dos brinquedos, ou na inclusão de mais lixeiras, se possíveis recicláveis, sejam realizadas na praça. Mas é necessária uma conscientização dos que frequentam o local, para realizar os descartes em lixeiras para que a poluição e degradação do local, além de possíveis alagamentos, mal cheiro e animais que transmitem doenças, sejam evitados.

Comentários