A Unitevê e sua missão na Universidade Federal Fluminense

 

Por Esther Almeida




Fonte Unitevê

Os canais de televisão universitários têm como principal objetivo a democratização do ensino, seja ele educativo, informativo ou cultural. Essa é a mesma vertente seguida pela Unitevê, o canal fundado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) nos anos 2000 a partir do Instituto de Artes e Comunicação Social, que funciona por intermédio de projetos relacionados a atividades da UFF e associações com a comunidade de Niterói. 

 

Segundo o coordenador da TV universitária, Rodrigo Moraes, ela desempenha um papel muito importante acerca das divulgações de ações da Universidade, como Conselhos, Pesquisas e Extensões, além de dar uma amostra de sua diversidade cultural e social, disponibilizadas no canal do Youtube e nas Redes sociais. Ele afirma igualmente que “a TV Universitária apresenta uma programação diversificada, formada por produções autorais, além de parcerias com diversos setores da UFF. Seus projetos contemplam a divulgação do ensino, pesquisa e extensão”, que podem ser observadas através das séries “JUFFBOX”, “De lá para cá”, “Rascunho”, “República Gourmet” e muitas outras. 

 

As atividades do canal universitário também servem como um laboratório de experimentação com alunos que possuem bolsas, aproximando-os das produções. Um dos participantes da série “De lá para cá”, o estudante de direito Gabriel Costa, afirma que conhecia a TV superficialmente, mas quando foi convidado para expor sua experiência acerca da mobilidade internacional da UFF, passou a pesquisar mais sobre sua programação e acompanhá-la assiduamente, “eu não conhecia muito da Unitevê. Como eu sou da faculdade de Direito, sabia que lá eles tinham uma sala da Unitevê e por isso tínhamos contato com ela eventualmente. Lembro que a partir das coberturas que eles fizeram das manifestações, passei a ter um pouco mais de contato e depois, quando me chamaram para a entrevista do ‘De lá pra cá’ passei a acompanhar as redes sociais. Hoje em dia sempre assisto os conteúdos!”, contou. 

 

Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, a Unitevê continua com suas produções, publicando Lives sobre experiências universitárias, pesquisas científicas, debates e concertos musicais, totalizando em mais de 2.900 produtos audiovisuais nas plataformas digitais. 


Para assistir a Unitevê acesse: https://www.youtube.com/uniteveuff?sub_confirmation=1


Comentários

  1. Gostei muito da matéria, está bem escrita. A única coisa que faria diferente era destacar a fala do entrevista do parágrafo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário