Hemocentro atinge estado crítico pela falta de doadores durante a pandemia.
Por Maria Eduarda Joia
Para manter o HemoNit, hemocentro do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em seu estado ideal, é necessário que sejam doadas cerca de 15 bolsas de sangue por dia. Entretanto, de acordo com a Assessoria de Imprensa do hospital, o máximo obtido durante os últimos 8 meses foi de 10 bolsas em um dia. Hoje, membros da equipe médica afirmam que, apesar da segurança e do cuidado ao realizar as transfusões, os números voltaram a cair e o HemoNit sofre com seus estoques em níveis muito baixos.
No início da pandemia, o isolamento social e a impossibilidade de realização de coletas externas resultaram em uma grande queda nos números das doações, chegando até a apenas 5 doadores. Para tentar controlar o dano, o hemocentro contou com a ajuda do Quartel de Jurujuba enviando grupos para doações, realizou campanhas através de postagens em suas redes sociais, como o Facebook e o Instagram, e entrou em contato por ligações com doadores para agendar idas ao hospital. O esforço, apesar de não ter suprido completamente suas necessidades, conseguiu melhorar a situação do hemocentro em um primeiro momento.
Além dessas estratégias de convocação, foram necessários novos cuidados visando à segurança da equipe médica e dos voluntários. Ana Cláudia Machado, enfermeira do HemoNit, afirma: “Todos os profissionais usam máscaras e temos álcool gel em diversos pontos para o doador e profissionais fazerem uso. Além de mantermos o distanciamento uns entre os outros!”. Ela também assegurou que todos têm sua temperatura avaliada na entrada do hospital, o número de pessoas presentes é controlado através do agendamento prévio das doações, os médicos e enfermeiros não ficam perto de casos de Covid ou pacientes internados e não são atendidos doadores que estejam sem máscaras.
Para doar, é preciso agendar uma data e um horário através do Facebook (facebook.com/Hemonit) ou pelo telefone (21) 2629-9063. O hemocentro é localizado no andar térreo do Hospital Antônio Pedro, na Rua Marquês do Paraná, número 303. Funciona de segunda à sexta, principalmente no horário da manhã, também abrindo à tarde nas segundas e quartas. Vale lembrar que para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50kg e estar em boas condições de saúde - especialmente agora, é preciso ter em mente que, em caso de sintomas gripais, deve-se ficar em casa.
Outras informações e direcionamentos podem ser encontrados no site: www2.ebserh.gov.br/web/huap-uff/hemonit.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAdorei a maneira como foi didática ao explicar o passo à passo para a doação, além de ressaltar a necessidade de repor os estoques. Contudo, poderia ter desmembrado os parágrafos, sobretudo o lead já que uma de suas funções é justamente resumir a história da forma mais compacta possível. Vale mencionar também a referência a fonte na qual você poderia ser mais específica e citar de fato o site de origem da imagem.
ResponderExcluir