O show tem que continuar

 Por Liz Tamane



Foto: site Centro de Artes UFF


Apesar dos tempos difíceis que ainda vigoram por conta do covid-19, a vida continua sendo amiga da arte e, por isso, o show teve que continuar. A décima edição do Interculturalidades UFF aconteceu do dia 07/10 ao 18/10, homenageando os 50 anos do Movimento Armorial e foi completamente online e gratuito. O Evento se deu no formato de lives transmitidas pelo canal no Youtube do Centro de Artes UFF e apresentou mesas de debates, exposições artísticas, cinema, música, palhaçaria, e leituras dramatizadas. O público foi variado, e as visualizações das transmissões ao vivo ficaram, em grande parte delas, na casa das centenas.

“O erudito e o popular, a tradição como dinâmica e movimento”. Com descrição dada em seu Instagram, o Centro de Artes UFF  descreveu a essência do Interculturalidades 2020. E não poderia ser diferente, já que o Movimento Armorial, idealizado pelo dramaturgo, romancista, ensaísta, poeta e professor brasileiro Ariano Suassuna foi pensado com a finalidade de criar uma arte erudita a partir da cultura popular e tradicional do nordeste do Brasil.  

O Alô, Gragoatá! tentou entrar em contato com o Centro de Artes UFF, mas não recebeu resposta. No entanto, segundo vídeo publicado no próprio canal do Youtube, o Superintendente do Centro de Artes UFF, Leonardo Guelman,  disse que “... as edições anteriores do Interculturalidades sempre trouxeram essa marca viva do Armorial, que é o olhar das tradições e a força das culturas populares”. Leonardo assegurou também que nesta edição, tais traços estariam muito fortes, retratando a imagem do mundo como um grande circo transitório e errante. Além disso, o Superintendente afirmou que outro ponto muito importante do evento é a retratação das Ilumiaras, que são grandes santuários de pedras riscadas, como por exemplo, o de Ariano Suassuna, intitulado Pedra do Reino e localizado no sertão de Pernambuco.

O décimo Interculturalidades teve seu encerramento com uma mesa de debate em homenagem aos 65 anos do Auto da Compadecida. A live contou com a presença de Matheus Nachtergaele, dono do papel de João Grilo no filme homônimo de 2000, Amir Haddad, diretor do mesmo, Denise Fraga, que deu vida à Dora, e Inez Viana, mediadora da direção do filme. Foram exploradas perspectivas do filme relativas à brasilidade que transborda, já que o país é cheio de “Joões Grilo e Chicós”: gente que tem que aprender a rir da própria desgraça. 

Foram 12 dias de muita arte e debate, em que a Universidade Federal Fluminense entrou também para a história do Movimento Armorial, e pôs em prática a mistura da estética popular do nordeste brasileiro com o erudito. Como disse na live “Da estética do sertão à Ilumiara” o filho de Ariano Suassuna, Manuel Dantas Suassuna “é chegado o tempo do Armorial Ilumiaras. É preciso iluminar o Brasil.”

O fim do evento se deu no domingo, dia 18/10, após a exposição de um grande leque artístico e intelectual totalmente online e gratuito. No entanto, o acesso a todos os vídeos das transmissões está disponível no canal do Youtube do Centro de Artes da UFF. Ainda há tempo para armoarializar-se! 


Comentários

  1. No primeiro parágrafo trocaria o “ homenageando os 50 anos do Movimento Armorial e foi completamente on-line e gratuito.”
    Por: Homenageando os 50 anos do Movimento Armorial que foi completamente on-line e gratuito. (troquei o “e” pelo “que”)
    O trecho: “cinema, música, palhaçaria, e leituras dramatizadas.”
    Por: “cinema, música, palhaçaria e leituras dramatizadas. (tirei a vírgula)
    Como relatado no texto não houve maiores contatos por falta de resposta, o que poderia ter agregado mais a matéria. Contudo, ela passou a sua devida mensagem e eu só faria essas pequenas alterações. Parabéns pelo belo trabalho que, com certeza, deu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Liz! Adorei a matéria e algumas passagens ficaram super interessantes como "... retratando a imagem do mundo como um grande circo transitório e errante." ou "... já que o país é cheio de "Joões Grilo e Chicós": gente que tem que aprender a rir da própria desgraça." e " Ainda há tempo para armorializar-se". O título também ficou bem legal. De resto, só mudaria coisas mais pontuais... Como adicionar um subtítulo e verificar a estrutura de algumas frases. Essa aqui "A décima edição do Interculturalidades UFF aconteceu do dia 07/10 ao 18/10, homenageando os 50 anos do Movimento Armorial e foi completamente online e gratuito.", por exemplo, construiria dessa forma: A décima edição do Interculturalidades UFF, que homenageou os 50 anos do Movimento Armorial, ocorreu do dia 07/10 ao 18/10 de forma totalmente online e gratuita. No caso dessa, "Como disse na live “Da estética do sertão à Ilumiara” o filho de Ariano Suassuna, Manuel Dantas Suassuna “é chegado o tempo do Armorial Ilumiaras." faria uma alteração para: "Como disse na live (...) o filho de Ariano Suassuna, Manuel Dantas Suassuna, (...). Ou seja, colocaria o último nome entre vírgulas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário