Por Esther Almeida
Depois de três anos inativo, em 2019 o Diretório Acadêmico de Comunicação Social retomou suas atividades, através da chapa Amanhã Vai ser Maior, que continua vigente no ano de 2020, durante o período remoto.
De acordo com uma das integrantes da gestão, Isabela Evaristo, o maior desafio para a retomada do DACO foi a falta da cultura da mobilização estudantil. “Por termos ficado um bom tempo sem representação estudantil, sem Diretório, sem atividades desse tipo, era muito difícil ‘puxar’ assembleia, que fosse uma galera interessada em reconstruir o Diretório.” afirmou.
O DACO trabalha para que haja uma maior inclusão dos universitários nas decisões que serão tomadas pela Instituição e que podem afetá-los diretamente. Ele é o responsável de mostrar aos professores a realidade dos estudantes da UFF, ajudando-os a tomar medidas que sejam benéficas de modo geral, a partir da perspectiva dos alunos. Além disso, promove eventos de capacitação profissional, para ajudar no currículo e na desenvoltura no mercado de trabalho; cria encontros voltados para cultura e lazer e participa da comissão de fiscalização de obras.
Durante a pandemia do novo coronavírus, o Diretório participou ativamente da construção do período remoto, promovendo reuniões com estudantes de diversos cursos; professores e Conselhos. Nos encontros, mostraram à organização a versão dos universitários, para que os professores pudessem compreender demandas específicas e formassem um semestre mais inclusivo.
“Quando a gente faz algum questionário, algum formulário, é importante que todo mundo participe e seja bem verdadeiro, porque a gente realmente leva os resultados para as reuniões e os professores, a coordenação, levam muito em consideração tudo o que é falado para tomar as decisões.”, contou Isabela.
Atualmente, com o aumento da mobilização estudantil nos cursos de Comunicação Social e das tarefas, o DACO aderiu novos integrantes à gestão, por intermédio de um processo seletivo. Uma das participantes e selecionadas, Júlia Cruz, explicou que participou do processo pois sempre quis estar envolvida no Movimento Estudantil de alguma forma e viu no Diretório a oportunidade perfeita de contribuir com estudantes que são tão perdidos quanto ela era.
“Eu me identifiquei bastante com o DACO! Ano passado eu era muito caloura perdida então, quando o DACO surgiu, esclareceu todas as minhas dúvidas. Eu sempre perguntava para eles e eles sempre respondiam no mesmo dia, com a maior educação. Então, assim, todas as dúvidas que eu tinha em relação à faculdade, que eram muitas, eles sempre estavam dispostos e eu pensei: nossa, se está me ajudando assim, né, com certeza ajuda muitos outros alunos.”, disse.
Segundo a própria gestão, para fazer parte do DACO é importante entrar em contato com eles pelo Instagram ou com algum integrante, mostrar o interesse em contribuir, para que eles conversem entre si e possam organizar a melhor forma de ingresso do interessado no Diretório.
Acompanhe o DACO no Instagram: www.instagram.com/daco.uff
Muito boa a matéria, Esther! Adoro sua escrita. A única coisa que eu fiquei curiosa, e acho que seria uma boa perguntar, foi se com a nova gestão houve alguma alteração nas pautas principais do Diretório. Mas achei massa você ter mencionado o trabalho deles durante a pandemia, como estudante, também senti que eles ficaram bem mais ativos e próximos da galera. Parabéns!
ResponderExcluirEsther, esqueci de comentar, mas compartilhei a matéria com a galera da gestão e eles curtiram muito... Ficou bem escrita e dá pra entender bem o que fazemos. Parabéns!
ResponderExcluirObrigada, Isabela! <3
Excluir