Os calouros das competições esportivas universitárias

 Por Alexandre Melo

Foto: FDComunicação 

A pandemia do novo coronavírus interrompeu e prejudicou muitas competições esportivas no mundo real, mas no mundo virtual elas só cresceram. Você já conhece os e-sports?

Recentemente, foi contado aqui no blog um pouco mais sobre o novo segmento de e-sports da Atlética de Artes e Comunicação (AACS) da UFF, segmento esse que já vem em uma crescente mundial desde a última virada de década, e que agora cresce ainda mais com as medidas de distanciamento social, impostas pela pandemia do novo coronavírus, tomando conta também do cenário de competições universitárias.

Os esportes eletrônicos, ou e-sports, são uma revolução no mercado de jogos eletrônicos online. O que para muitos era uma brincadeira ou apenas um entretenimento, se tornou, há alguns anos, um mercado que movimenta bilhões de dólares anualmente, através de produtos, reais ou virtuais, e campeonatos.

 Hoje, com as recomendações de distanciamento, o mundo dos games virtuais se tornou a principal alternativa encontrada por muitas atléticas e competições universitárias para manter as disputas e a atenção de suas comunidades. Através da plataforma “Twitch”, um site de streaming (transmissão de conteúdo online) que permite ao usuário acompanhar jogos e conteúdos ao vivo, competições como a AthletiCup, a Taça Universitária Carioca (TUC), vem consolidando ainda mais os e-sports como uma nova modalidade no cenário de disputas esportivas universitárias. 

Atualmente, o cenário competitivo dos e-sports é um vasto campo de categorias que classificam e cativam cada estilo de jogador. Então se você quer conhecer um pouco mais desse meio, e quem sabe até encontrar um estilo que combine com você, separamos as principais modalidades do mundo eletrônico das disputas online:

Esportes tradicionais

Os jogos de esporte são, em sua maioria, simuladores que buscam reproduzir tradicionais esportes da vida real como o futebol, basquete, futebol americano, automobilismo, entre outros. Nessa categoria, as franquias Fifa e PES, simuladores de futebol, são os principais games que mobilizam campeonatos online no mundo inteiro.


Jogos de luta

Os jogos de luta são grandes clássicos desde a época dos fliperamas, mas que já nos tempos atuais ajudaram a potencializar o mercado dos e-sports, através de disputas “um contra um” até acabar com a vida do adversário. Na modalidade, os títulos “Mortal Kombat”  e “Street Fighter” são os grandes sucessos, que renderam inúmeras edições e chegaram até as telas de cinemas.


Mobile

Nessa categoria, os jogos são desenvolvidos para a plataforma “Mobile”, que consiste em celular ou tablet, ou seja, seus dedos são os controles e a tela do seu aparelho é o tamanho da visão que você vai ter no jogo. Com o maior acesso aos smartphones e os downloads gratuitos encontrados nas principais lojas online, essa pode ser considerada a modalidade que mais cresce dentro cenário eletrônico, os títulos que mais chamam atenção são os jogos “Clash of Clans”, “Clash Royale”, “PUBG” e o “FreeFire”, sendo esse último o de maior destaque, que mobiliza grandes campeonatos no mundo todo.


First Person Shooters

Na boa tradução, são os jogos de Tiro em primeira pessoa, o popular “FPS”, que coloca os jogadores, com imagens em primeira pessoa, em um combate uns contra os outros, podendo ou não serem separados em equipes também. Esse estilo contém títulos de grande tradição no cenário eletrônico, e são os que mais movimentam dinheiro através de campeonatos e produtos. Os principais jogos são: Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Rainbow Six: Siege,  Overwatch,  CrossFire e Valorant. Recentemente, em 2016, uma equipe formada apenas por brasileiros, foi campeã mundial de CS:GO, alcançando a premiação total de quinhentos(500) mil dólares.


Battle Royalle

É o estilo mais recente no cenário de competições eletrônicas, que normalmente consiste em uma grande arena de batalha online, onde vence quem for o último jogador vivo. O objetivo é derrotar os adversários e sobreviver, por isso são jogos de muita emoção e disputa. Os principais títulos da categoria são: Fortnite, o recente Call of Duty: Warzone, e alguns jogos da plataforma “Mobile” como: PUBG e FreeFire.


Multiplayer Online Battle Arena

“Multiplayer Online Battle Arena” é o popular “MOBA”, um grande fenômeno dos esportes eletrônicos, que coloca duas equipes em combate no cenário de uma arena de batalha, onde o objetivo principal é destruir a base do adversário. Nessa categoria, os jogadores selecionam seus personagens, que possuem diferentes e variadas habilidades e estilos de jogo, e contam com a ajuda de figuras, controladas pelo jogo, e efeitos de defesa, para atacar e defender com a melhor estratégia. O League of Legends (LoL) e o Defense of the Ancients 2 (DotA 2), ambos jogados no computador, são os dois principais títulos da categoria e mobilizam fãs e jogares no mundo inteiro. Ano passado (2019), o principal campeonato do jogo Dota 2 concedeu aos vencedores um prêmio de trinta e dois (32) milhões de dólares, atingindo a marca de maior prêmio da história de um evento de e-sports.

Entre jogos, é notável o destaque de títulos como Counter-Strike, FreeFire, Fifa e League of Legends, que mais reúnem jogadores e já até consagraram campeões no meio universitário. Resta saber, se assim como no cenário midiático, os e-sports chegaram para ficar ou são apenas distrações de uma pausa forçada nos esportes tradicionais. Essa pergunta, só o tempo será capaz de responder.


*O Blog tentou contato com jogadores e competições do cenário de e-sports universitário, mas em ambos ficamos sem resposta.*



Foto: @athleticup_oficial e @tuc_oficial



Comentários

  1. Texto simples e conciso, bem fácil de compreender. O uso de períodos curtos também é um atrativo que facilita a leitura e não cansa o leitor com frases enormes. Gostei da forma que pesquisou, achando pontos específicos dentro da modalidade e deixando o texto mais coerente e embasado. Única crítica que posso fazer é em relação a ausência de um subtítulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário